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Governo de MT irá economizar R$ 47,5 milhões com a extinção da Metamat

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Atribuições da autarquia ficam sob responsabilidade da Sedec.

O Governo do Estado irá economizar R$ 47,5 milhões anualmente com a extinção da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat). Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a economia irá garantir que o Estado repasse mais recursos para outras áreas prioritárias que beneficiam o cidadão na ponta.

“O Governo de Mato Grosso tem como premissa uma gestão eficiente e responsável dos recursos públicos, buscando sempre entregar resultados para a sociedade. Ao centralizar as atribuições da Metamat na Sedec, direcionamos os investimentos para áreas prioritárias, que impactam a vida da população”, afirma o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.

Em 2019, o Governo já havia encaminhado para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso um pedido de autorização para a extinção de cinco autarquias estaduais, incluindo a Metamat. Os deputados já deram a autorização ao Executivo estadual, que deu início ao processo de extinção na semana passada a fim de garantir uma melhor manutenção de despesas e aprimorar a eficiência dentro do serviço público.

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Com o fim da Metamat, todas as atribuições da autarquia serão encaminhadas para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), sob o comando do secretário César Miranda, que já tem uma adjunta para este fim.

Um novo presidente deve ser nomeado para a Metamat nos próximos dias para dar continuidade ao processo de extinção da autarquia.

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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