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Sefaz lança canal no WhatsApp para facilitar o acesso a informações; saiba como participar

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A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) passa a ter um canal oficial de informações no WhatsApp, “Sefaz MT”. Agora, cidadãos mato-grossenses podem receber diretamente no aplicativo informações sobre a legislação estadual, prazos tributários, atualizações de sistemas e muito mais, garantindo praticidade e agilidade no acesso às novidades. Para entrar no canal, basta acessar esse link.

De acordo com a superintendente de Atendimento ao Contribuinte, Damara Almeida, a iniciativa busca aproximar a Sefaz da sociedade mato-grossense, trazendo maior transparência às ações da secretaria.

“É uma nova ferramenta de comunicação entre a Sefaz e o cidadão, que permite o envio de informações de forma ágil, segura e confiável. Nele, a comunicação ocorre de modo unidirecional, ou seja, apenas a Sefaz posta informações”, afirma a superintendente.

Damara ainda ressalta uma característica importante do canal da Sefaz, que é a “manutenção da privacidade dos seguidores e visitantes, pois suas informações pessoais não ficam visíveis nem para os administradores”.

O canal tem como objetivo principal divulgar serviços, avisos e alertas, oferecendo informações rápidas e precisas para auxiliar no cumprimento das obrigações fiscais, reduzindo surpresas com alterações ou novidades.

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Por meio dele, é possível acessar informações sobre mudanças na legislação estadual, ajustes de procedimentos, interpretações normativas, ocorrências nos sistemas de TI, ações de fiscalização e monitoramento, além de lembretes de prazos e responsabilidades, assegurando maior praticidade e transparência.

O canal Sefaz MT já conta com 816 participantes desde seu lançamento, dia 22 de novembro.

Outros canais de comunicação

A Sefaz também disponibiliza aos contribuintes o WebChat que pode ser acessado pelo site institucional https://www.sefaz.mt.gov.br ou pelo número de WhatsApp (65) 4042-9298.

Outro canal de comunicação é o Call-Center, pelo número: (65) 3617-2900, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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