Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Gripe aviária acende alerta em MT e Sintap-MT valoriza resposta técnica de servidores

Publicados

MATO GROSSO

Com a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em Mato Grosso, registrado em uma criação doméstica no município de Campinápolis, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap-MT) reforça a importância da atuação dos profissionais da defesa agropecuária no controle de doenças que ameaçam a saúde animal, humana e a economia do estado.

Para a diretora financeira do Sintap-MT e médica veterinária Maria Fernanda Casula, o episódio evidencia o papel essencial dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT), que estão na linha de frente da contenção do surto. “É graças ao trabalho técnico e ágil desses profissionais que é possível reagir de forma eficaz a emergências como essa. Eles colocam em prática os protocolos sanitários e garantem a segurança da cadeia produtiva”, destacou.

Maria Fernanda lembra que os servidores seguem diretrizes do GEASE (Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais ou Exóticas), atuando em medidas rigorosas como a interdição da propriedade afetada, coleta de amostras, sacrifício das aves doentes, desinfecção e monitoramento da região em um raio de até 10 quilômetros.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso investe R$ 142 milhões na cultura e no esporte em quatro anos de gestão

“O Sintap-MT vem há anos defendendo a valorização desses profissionais. O que vemos agora é a comprovação prática de sua importância estratégica. Sem eles, não há como garantir a biossegurança e o controle de doenças com potencial de alto impacto social e econômico”, reforçou a diretora.

Equipes do INDEA-MT, compostas por médicos veterinários oficiais e agentes de defesa agropecuária, estão atuando em Campinápolis desde o último domingo (8), realizando ações de contenção no local do foco. Apesar de o caso envolver apenas aves de subsistência, o sindicato ressalta que a atuação rápida evita riscos maiores, especialmente em um estado com grande relevância na produção agropecuária nacional.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já informou que o foco não afeta as exportações, mas reiterou a importância de que qualquer morte súbita ou comportamento anormal em aves seja notificado imediatamente às autoridades competentes.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

Publicados

em

A população que utiliza os serviços públicos de saúde de Cuiabá poderá contar com acesso gratuito à internet via Wi-Fi nas unidades da rede municipal. A medida foi garantida com a aprovação e sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Rodrigues, que autoriza a Prefeitura a contratar empresas especializadas para fornecer o serviço.

A nova lei tem como objetivo ampliar o conforto, melhorar a comunicação e promover a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O vereador explicou que a proposta surgiu a partir do diálogo com a população, que muitas vezes precisa acessar documentos, pedir ajuda ou simplesmente manter contato com a família enquanto aguarda atendimento médico.

“Sabemos que a internet é fundamental, principalmente para o acesso à informação. Essa lei nasce da escuta e da necessidade real de quem utiliza o SUS”, afirmou Alex Rodrigues durante a cerimônia de sanção.

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da iniciativa e a colaboração da Câmara Municipal na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Parabéns aos vereadores por suas iniciativas. A internet nos postos de saúde é mais que conforto, é dignidade e acesso à informação”, disse.

Leia Também:  Ciopaer retorna a Mato Grosso após missão no Rio Grande do Sul

Com a sanção, a Prefeitura de Cuiabá está autorizada a iniciar os trâmites para viabilizar o serviço. A lei será publicada na Gazeta Municipal e passa a ter validade legal em todo o município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA