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A escola de hoje e os alunos de agora

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Por Márcia Amorim Pedr’Angelo

Vivemos tempos de rápidas transformações. A velocidade com que o mundo muda — nas tecnologias, nas relações e nos modos de pensar — impacta diretamente as novas gerações. Os alunos de hoje nasceram conectados, imersos em estímulos visuais, sons e interações constantes. São digitais por natureza, sim. Mas reduzi-los a isso seria um erro grave. Eles são também sensíveis, criativos, afetivos e profundamente inquietos. Querem entender o porquê das coisas, buscam sentido nas experiências e anseiam por pertencimento.

Diante desse novo cenário, a escola precisa se reinventar. E não falo aqui apenas de metodologias ativas, plataformas de ensino ou recursos tecnológicos. Esses são importantes, claro. Mas o que está em jogo é algo mais essencial: a forma como olhamos e nos relacionamos com os estudantes.

Nas escolas que administro, por exemplo, temos aprendido todos os dias que educar é, antes de tudo, estabelecer vínculos reais. Um adolescente que chega à sala de aula carregando uma dor invisível não precisa apenas de conteúdo — ele precisa de acolhimento. Uma criança que tem dificuldade de se concentrar muitas vezes precisa de algumas regras, mas também de escuta, de atenção genuína.

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Já acompanhamos alunos que, ao se sentirem verdadeiramente vistos por um professor, transformaram completamente sua trajetória escolar. Porque o que cura, educa e transforma é o olhar que reconhece.

Mais do que preparar para provas, precisamos preparar para os desafios reais do dia a dia. Ensinar a lidar com frustrações, cultivar a perseverança, desenvolver empatia. Isso exige tempo, presença e, sobretudo, humanidade. É nessa direção que apontam iniciativas como as rodas de conversa, os projetos interdisciplinares com foco em questões sociais, as atividades que envolvem autoconhecimento e a construção coletiva de regras e valores. Todas essas práticas são maneiras de formar cidadãos conscientes e afetivamente íntegros.

Ao mesmo tempo, não se trata de abandonar o conhecimento acadêmico ou o rigor pedagógico. Pelo contrário: o conteúdo ganha outra potência quando está a serviço da formação integral. Um estudo sobre a literatura brasileira pode ser uma janela para refletir sobre as virtudes humanas — como a lealdade em Dom Casmurro ou o senso de dever em Os Sertões — ajudando o aluno a se reconhecer como parte de uma cultura com raízes, história e missão.

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Uma aula de matemática pode revelar a beleza da proporção e da ordem presentes no cosmos, convidando o estudante a desenvolver disciplina, atenção e senso de justiça. Um trabalho de história pode abordar a diferença entre opinião e verdade, introduzindo o jovem no caminho da prudência, da busca pela sabedoria e do autodomínio.

Por isso, digo com convicção: a escola do presente não pode mais ser uma instituição do passado. Ela precisa ser viva, adaptável e centrada no humano. Não temos mais espaço para modelos engessados, autoritários ou desconectados da realidade.

Formar cidadãos globais começa com o simples — mas revolucionário — gesto de ver cada aluno como único. Começa com vínculos reais, afetos intencionais e a coragem de inovar sem perder a essência. É esse o caminho que trilhamos. Com erros e acertos, com escuta e coragem.

Essa é a educação em que acreditamos. Essa é a escola que construímos todos os dias.

MÁRCIA AMORIM PEDR’ANGELO é pedagoga, fundadora das escolas Toque de Mãe e Unicus, e coordenadora da Unesco para a Educação em MT e MS.

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Nova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão

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Uma nova técnica para detectar o câncer de próstata com mais segurança e precisão já está sendo usada em Cuiabá e representa um divisor de águas no diagnóstico da doença. Trata-se da biópsia transperineal, um procedimento moderno que praticamente zera o risco de infecção, além de alcançar áreas da próstata antes inacessíveis pela técnica tradicional.

O método, já adotado por grandes centros médicos do país, agora é oferecido em Cuiabá pelo Dr. Eduardo de Lamare, médico radiologista com mais de duas décadas de experiência em exames de imagem e biópsias guiadas.

“A via transperineal permite um diagnóstico mais preciso e seguro. O procedimento não passa pelo reto, o que reduz sensivelmente o risco de contaminação por bactérias. Além disso, conseguimos acessar zonas da próstata que normalmente ficavam fora do alcance na técnica tradicional”, explica o Dr. Eduardo.

A técnica convencional, feita via reto (transretal), ainda é amplamente utilizada, mas apresenta maior risco de complicações, como infecção urinária, sepse e prostatite. Já a biópsia transperineal é feita entrando pela pele do períneo, com anestesia local e orientação por ultrassom em tempo real, conjugando com os achados da ressonância magnética, oferecendo mais conforto e precisão.

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Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens brasileiros, com uma estimativa de 70 mil novos casos por ano. A biópsia é indicada quando há alterações no PSA , suspeitas detectadas em exames de imagem ou exame clínico.

“O medo da biópsia ainda é um fator que afasta muitos homens do diagnóstico precoce. Com essa nova abordagem, conseguimos reduzir esse medo e aumentar as chances de detectar o câncer em fases iniciais, quando ele tem mais chances de cura”, afirma o médico.

Com mais de 50 mil pacientes atendidos em Cuiabá, Dr. Eduardo de Lamare já é reconhecido pela atuação técnica e humanizada em diagnósticos e procedimentos guiados por imagem. Agora, amplia sua contribuição para a saúde masculina trazendo a biópsia transperineal para a capital mato-grossense.

“Investir em tecnologia e segurança é investir na vida do paciente. Essa técnica representa um salto de qualidade no diagnóstico do câncer de próstata, e fico feliz em poder oferecer esse avanço não só para Mato Grosso, mas também para os pacientes do sul de Rondônia, que têm buscado nosso serviço”, finaliza.

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