Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Dia do Idoso: especialistas reforçam importância dos cuidados dermatológicos na terceira idade

Publicados

MATO GROSSO

Neste 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso, médicos chamam atenção para a saúde da pele na terceira idade. O envelhecimento traz alterações fisiológicas naturais: há redução progressiva da produção de colágeno e elastina, proteínas que garantem firmeza e elasticidade; a pele torna-se mais fina, ressecada e sensível; e a capacidade de retenção de água também diminui. Essas mudanças aumentam a predisposição a coceiras, lesões, infecções e ao câncer de pele sendo este último, o tipo mais comum no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Estudos recentes reforçam a importância desse cuidado. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Butantan identificou moléculas de colágeno capazes de inibir a ação da enzima MMP-2, que acelera o envelhecimento da pele. A descoberta mostra que a ciência busca novas formas de preservar a saúde cutânea e comprova a relevância do colágeno para um envelhecimento mais saudável.

A dermatologista Dra. Sullege Suzuki explica que a atenção à pele nessa fase da vida vai muito além da estética: “O idoso apresenta uma pele mais vulnerável, que exige hidratação constante, fotoproteção diária e acompanhamento médico para avaliação de lesões. Além de prevenir doenças, esses cuidados promovem bem-estar, autoestima e qualidade de vida”, afirma.

Leia Também:  VÍDEO: Colegas de farda, familiares e amigos se despediram, nesta quarta-feira, do cabo da Polícia Militar, Alexandre Sérgio Ferreira, 35 anos. O Militar sofreu um infarto fulminante durante o trabalho.

Entre as medidas recomendadas estão:
* Hidratação diária com produtos adequados para peles maduras;
* Proteção solar regular, inclusive em dias nublados e dentro de casa;
* Consultas periódicas com dermatologista, essenciais para diagnóstico precoce de câncer de pele e outras doenças;
* Orientações individualizadas, que podem incluir reposição de ativos tópicos ou procedimentos, sempre sob acompanhamento médico.

Além do acompanhamento especializado, hábitos simples como manter boa ingestão de água, alimentação equilibrada e evitar banhos muito quentes ajudam a preservar a saúde da pele.

“Cuidar da pele na terceira idade é cuidar da saúde integral. Esse olhar faz diferença não apenas na prevenção de doenças, mas também na promoção de bem-estar e autonomia”, reforça Dra. Sullege.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Governo de MT conclui obras de ampliação e instalação de energia solar na Casa do Migrante

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA