Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Confira o que abre e fecha em São Paulo no feriado desta quarta

Publicados

BRASIL

Nesta quarta-feira (12), com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, diversos serviços públicos, estaduais e municipais, podem ser afetados em São Paulo. Hospitais de urgência e emergência funcionam normalmente. Os bancos, por sua vez, não irão funcionar.

Os hospitais estaduais irão manter o funcionamento para urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos. Não irão funcionar o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, assim como Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e as Farmácias de Medicamentos Especializados. Os atendimentos serão retomados na quinta-feira (13).

Algumas unidades dos serviços municipais de saúde funcionam com alteração de horário. hospitais, pronto-socorros, unidades de pronto atendimento, o Laboratório de Emergência Toxicológica, o Complexo Regulador de Urgência e Emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Centro de Controle de Intoxicações vão funcionar normalmente. Os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Unidade Básica de Saúde Integradas abrem das 7h às 19h, inclusive para vacinação.

Leia Também:  Depois de mais de 20 anos, ararinha-azul volta aos céus da caatinga

Por outro lado, estarão fechados no município: UBSs, Ambulatórios de Especialidades, Hospitais Dia 12h, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, Centros de Convivência e Cooperativa, Centros Especializados em Reabilitação, Unidades da Rede Municipal Especializada em infecções sexualmente transmissíveis, hospitais públicos veterinários e o Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, além de Unidades de Vigilância em Saúde.

Os Hospitais Dia 24h e os Caps III atenderão apenas demandas internas. Haverá plantão na Divisão de Vigilância Epidemiológica e na Divisão de Vigilância em Zoonoses.

Bancos

Os bancos não vão abrir nesta quarta-feira. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como aplicativos. Quem tiver contas de consumo e carnês com vencimento nesta data poderá pagar, sem juros, no dia útil seguinte.

As unidades do Poupatempo em todo o estado estarão fechadas. Durante o feriado, as opções digitais seguem disponíveis nos canais eletrônicos do programa.

Os trens, o Metrô e os ônibus metropolitanos vão ter mudança na operação, em alguns casos, com intervalo maior, similar ao sábado ou domingo. As empresas públicas e concessionários que administram o sistema vão monitorar a operação e fazer ajustes na circulação se for necessário.

Leia Também:  Temporal destelha hospital São Vicente Ferrer, no RS

O Bom Prato vai funcionar apenas nas unidades 25 de Março, Brás, Campos Elísios, Guaianases, Lapa e São Mateus. Ao todo, o programa tem 63 restaurantes

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Semana do Pescado quer criar nova temporada de consumo no 2º semestre

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  VÍDEO: Um Guarda Municipal de Santos (SP), foi flagrado por uma câmera tirando a vida de sua cadela numa rua da cidade vizinha de São Vicente, veja

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA