Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

EBC conquista prêmio para imprensa do agronegócio

Publicados

BRASIL

Veículos e programas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) são destaque da segunda edição do prêmio Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio. A Agência Brasil e o programa Agro Nacional, da TV Brasil, estão entre os três primeiros de suas categorias. O programa Brasil Rural, transmitido pela Rádio Nacional, também foi uma das produções indicadas.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8) pela organização do concurso promovido pelo Jornalistas&Cia. A entrega do reconhecimento e a divulgação dos vencedores de cada categoria ocorrem na cerimônia de premiação no próximo mês, em São Paulo.

A Agência Brasil concorre na categoria “Agência de Notícias” enquanto o Agro Nacional disputa em “Programa de TV aberta”. O Brasil Rural fora selecionado para o segundo turno entre os postulantes entre os “Programa de Rádio”.

Valorização dos profissionais da área

A premiação homenageia jornalistas, veículos, publicações e programas especializados na cobertura desta importante editoria. Neste ano, mais de 330 veículos e programas além de 200 profissionais foram indicados nas diversas categorias e avançaram para o segundo turno da eleição.

A votação para definir a relação dos três primeiros de cada categoria e o TOP-26 de jornalistas envolveu profissionais do meio. O prazo para participar do pleito que decidiu o prêmio Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio foi encerrado no início do mês, no último dia 2 de junho.

O certame organizou os concorrentes em nove categorias: Veículo impresso, Veículo especializado, Site/Blog, Canal Digital, Programa de TV aberta, Programa de TV em canais especializados, Programa de Rádio, Podcast e Agência de Notícias, além dos TOP 25 jornalistas ampliados para 26 com um empate na acirrada votação.

Leia Também:  UFC abre 40 vagas para licenciatura intercultural indígena

A entrega da distinção aos três eleitos e ao campeão de cada categoria será em solenidade marcada para o dia 5 de julho, em formato hibrido, com um almoço no restaurante Figueira Rubaiyat, na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo canal do Portal dos Jornalistas no YouTube.

Sobre os indicados da EBC

A Agência Brasil produz diariamente conteúdo de interesse público, com precisão e clareza. Além dos sites e jornais pequenos, a Agência Brasil é fonte de referência e confiança para grandes veículos de comunicação do país. Muitos acessam e republicam, gratuitamente, o conteúdo produzido pela agência.

Atração da TV Brasil, o programa Agro Nacional traz o universo do campo para a telinha. Com entrevistas, reportagens e dados atualizados, a produção da emissora pública aborda temas que envolvem a cultura rural de maneira simples e com linguagem acessível a todos os públicos. Em quadros variados, exibe matérias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de parceiros como o canal Vale Agrícola e das emissoras afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). 

Transmitido na Rádio Nacional, o programa Brasil Rural é direcionado ao produtor rural, ao trabalhador do campo e aos cidadãos que se preocupam com o meio ambiente. A atração radiofônica aborda questões de agricultura e pecuária, com foco na produção brasileira. Além disso, leva ao ar entrevistas e matérias preparadas para ajudar o agricultor a conseguir melhores resultados no campo.

Leia Também:  PF diz que corpos achados em embarcação no Pará são de africanos

Serviço

Evento de premiação – Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio
5 de julho, em São Paulo

Agência Brasil na internet e nas redes sociais
Site: https://agenciabrasil.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/agencia.brasil
Facebook: https://www.facebook.com/agenciabrasil.ebc
Twitter: https://twitter.com/agenciabrasil
YouTube: https://www.youtube.com/AgênciaBrasilOficial

TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site: https://tvbrasil.ebc.com.br
WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil

Saiba como sintonizar a TV Brasil 

https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br/radionacional
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp – (61) 99989-1201

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Aplicativo Rádios EBC, disponível para Android e iOS

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Canadense e antropóloga denunciam agressão em área de conflito em MS

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  UFC abre 40 vagas para licenciatura intercultural indígena

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA