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Festa do Disco estreia na programação da Rádio Nacional
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A Rádio Nacional apresenta uma nova atração semanal a partir deste domingo (17), às 20h, com a estreia do programa Festa do Disco, dedicado a celebrar o melhor da produção fonográfica brasileira. O lançamento é resultado do pitching de produção interna realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que teve 238 projetos de novos conteúdos inscritos por empregados de diversas áreas. Festa do Disco é o primeiro fruto deste esforço a entrar no ar.
Produzido e apresentado pela jornalista Cibele Tenório, o programa aborda um disco brasileiro emblemático a cada edição. Com uma hora de duração, os episódios combinam o repertório do álbum com entrevistas sobre os bastidores e o processo criativo das obras. Festa do Disco tem sonoplastia de Messias Melo.
“Nem sempre o ouvinte de rádio tem a chance de se aprofundar em um álbum ou refletir sobre sua proposta, sobre o conceito pensado pelo artista ou pelo produtor musical para aquela obra. Alguns podcasts musicais até discutem o álbum, mas quase sempre sem a chance de audição das faixas do disco na íntegra. Na Rádio Nacional, que é notadamente conhecida pela qualidade da sua programação musical e pela valorização da música popular brasileira, temos o espaço pra unir esses caminhos”, conta Cibele.
Durante a atração, artistas, produtores e pesquisadores musicais discutem grandes projetos da cena musical brasileira. A conversa intercalada pelas faixas do disco proporciona ao ouvinte tanto a audição das obras quanto o acesso a informações, curiosidades e análises sobre produções marcantes na discografia nacional. A ideia é valorizar, também, a pluralidade de gêneros musicais e de sotaques do país.
A primeira temporada de Festa do Disco reúne 13 programas que destacam álbuns nacionais aclamados. A curadoria inclui clássicos atemporais como “Pérola Negra”, de Luiz Melodia, sucesso que comemora cinco décadas em 2023, até produções recentes como “No Tempo da Intolerância”, disco póstumo de Elza Soares, lançado um ano após a morte da cantora em 2022.
Primeiro programa
Na edição de estreia, Cibele Tenório bate um papo com o historiador e pesquisador musical Lellison de Abreu Souza sobre os 45 anos do álbum “Axé – Gente Boa Do Samba”, do cantor e compositor Antônio Candeia Filho, mais conhecido como Candeia (1935-1978).
Considerado um dos discos mais relevantes da história do gênero, o projeto foi o quinto e último álbum do sambista, que faleceu poucos dias antes do seu lançamento. O programa sobre a obra de Candeia conta, ainda, com a participação da cantora e compositora Teresa Cristina.
Serviço
Festa do Disco – estreia – domingo, dia 17/9, às 20h, na Rádio Nacional
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Fonte: EBC GERAL


BRASIL
Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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