BRASIL
Festival de Música da EBC: classificadas são anunciadas neste domingo
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Chegou a hora da primeira decisão. O Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação, anuncia, neste domingo (25), às 12h, os primeiros classificados para as fases finais do evento. A seleção foi feita pela comissão julgadora do evento.
Conheça os trabalhos escolhidos (a partir de 12h)
Os sons e as expectativas na programação
Neste domingo também começa o período de divulgação dos materiais nas rádios EBC. As músicas passam, agora, a ser veiculadas durante toda a programação das emissoras até o dia 10 de outubro. Isso vai permitir que ocorra a votação popular dentro desse período.
Para o gerente da Rádio MEC e coordenador do festival, Thiago Regotto, a divulgação dos trabalhos em programação das emissoras de rádio garante aos participantes uma oportunidade diferenciada.
“O músico ganha uma exposição que já possibilita a projeção das carreiras desses artistas”, afirma o coordenador do festival.
Inclusive, Regotto testemunha que a tradição dos festivais da EBC tem garantido ao longo do tempo belos caminhos aos artistas que se classificam para as etapas decisivas.
Os trabalhos estão divididos em cinco categorias: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica; Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental; Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil; Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular; e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.
Saiba mais sobre o festival
A seleção das músicas levou em conta a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação.
Agora, nessa terceira etapa, o público pode acompanhar a transmissão e participar da escolha das semifinalistas pelo voto popular na internet até 10 de outubro.
O anúncio das obras que seguem na disputa ocorre em 11 de outubro. A divulgação das 15 músicas finalistas – três por categoria, sendo cinco definidas pelo público e dez escolhidas pela Comissão Julgadora – será realizada no dia 5 de novembro. As músicas permanecem na programação das emissoras até o dia 6 de dezembro, quando as ganhadoras serão conhecidas.
No palco
As músicas que chegarem à final concorrem aos prêmios em um show na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O evento anunciará a decisão do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. Os artistas vencedores receberão os troféus em cada categoria.
Os autores das obras concorrentes vão poder contar com a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.
Cronograma a partir de agora do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil
25/09 a 10/10 – Período de veiculação das músicas classificadas
25/09 a 10/10 – Votação popular para definir semifinalistas nas emissoras
11/10 – Divulgação das músicas semifinalistas
11/10 a 04/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas
11/10 a 04/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria
05/11 – Divulgação das músicas finalistas
05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas
06/12 – Divulgação dos vencedores
Edição: Nathália Mendes
Fonte: EBC Geral


BRASIL
Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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