Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Hoje é Dia: Dia das Crianças traz alerta sobre a saúde dos pequenos

Publicados

BRASIL

O feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, na quarta-feira (12), é uma das datas lembradas nesta segunda semana de outubro. Além da efeméride religiosa, os próximos dias também trazem datas que ressaltam a importância dos cuidados com a saúde.

A padroeira do Brasil divide a data com o Dia das Crianças – o Brasil é o único país que celebra as crianças neste dia. Desde 1925, muitos países celebram em 1º de junho o Dia Internacional da Criança. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 1959, o 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, com a adoção da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Esta reportagem da Radioagência Nacional dá detalhes sobre a história da data:

Nesta data, o Hoje é Dia chama a atenção para um dos direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente: o direito à vida e à saúde.

Nas últimas semanas, o país tem se mobilizado em campanhas de vacinação infantil contra o vírus da poliomielite, doença que pode causar a paralisia nos membros inferiores. A paralisia infantil não tem casos registrados no Brasil desde 1989, mas, com a menor adesão à vacina, os riscos de reaparecimento têm aumentado.

Reportagem da Agência Brasil mostra que a vacinação de crianças tem a maior queda contínua nos últimos 30 anos. A campanha de vacinação contra a poliomielite não conseguiu atingir a meta de 95% do público-alvo, e foi prorrogada em vários estados. No Brasil, é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Cuidados com a saúde

Ainda sobre saúde, na terça-feira (11) é comemorado o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre os riscos à saúde e estimular a adoção de hábitos saudáveis. Foi o que fez o programa Ponto de Encontro, da Rádio Nacional da Amazônia, nesta entrevista de 2018:

A obesidade é, além de um problema de saúde pública, uma das diversas faces da pobreza. Isso porque a doença está relacionada à falta de nutrientes, assim como a fome, junto ao excesso de gordura. O Caminhos da Reportagem retrata o tema e fala sobre a cirurgia bariátrica, procedimento de redução de estômago procurado por algumas pessoas obesas.

Leia Também:  Consciência Negra: expressões reforçam racismo e devem ser evitadas

A segunda-feira (10) marca o Dia Mundial da Saúde Mental. De acordo com a OMS, “a saúde mental é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de saúde, de enfermidades”. O Tarde Nacional, da Rádio Nacional, abordou a temática neste programa de 2020:

Situações decorrentes do isolamento social e da pandemia de covid-19 contribuíram para o adoecimento de diversas pessoas. Entre as parcelas mais afetadas está a população feminina. Fatores como excesso de trabalho, jornada tripla e vulnerabilidade social foram algumas das causas que afetam a saúde mental de mulheres (leia mais nesta reportagem da Agência Brasil).

Dia Internacional da Mulher Rural

Um quarto da população mundial (pelos cálculos da ONU) é homenageada no sábado (15). É o Dia Internacional da Mulher Rural. Embora tenham papel fundamental na agricultura, as mulheres rurais são um dos grupos mais afetados pela pobreza e insegurança alimentar.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

9 a 15 de outubro de 2022
9

Morte da cearense voluntária do Exército brasileiro Jovita Feitosa (155 anos) – ficou famosa por tentar entrar no exército travestida de homem e querer ir lutar na Guerra do Paraguai

Morte do guerrilheiro, político, jornalista, escritor e médico argentino-cubano Che Guevara (55 anos)

Dia do Atletismo – homenageia uma das práticas esportivas mais antigas do mundo, conhecida por “esporte-base”, uma vez que usa os movimentos primários do ser humano: correr, andar, saltar e arremessar

Dia Mundial dos Correios – criada pela ONU, homenageia a criação da União Postal Universal

10

Nascimento do político e jornalista maranhense Neiva Moreira (105 anos)

Nascimento do pianista norte-americano de jazz Thelonious Monk (105 anos)

Dia Mundial da Saúde Mental – comemoração internacional, que foi instituída desde 1992 pela Federação Mundial para a Saúde Mental, com o apoio da Fundação de Saúde Mental e da ONU

Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher – comemorado desde 1980, para marcar a data em que inúmeras mulheres reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, como parte de um movimento de caráter nacional, em protesto contra o então índice crescente de crimes contra mulheres em todo o Brasil

Leia Também:  Danos em rodovias começam a ser avaliados no Rio Grande do Sul

11

Dia Internacional da Menina – comemoração instituída pela ONU, marca os progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes e reconhece a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo

Dia da Pessoa com Deficiência Física – data instituída pela Lei nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo, e posteriormente estendida a todo território nacional. A finalidade é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física

Dia Nacional da Prevenção da Obesidade

Lançamento do programa Escolinha Mirim, veiculado na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (68
anos) – visava ensinar mecanismos de produção de rádio às crianças, e era transmitido nas segundas, quartas e sextas-feiras

Início da Radioagência Nacional (18 anos)

12

Morte do político e advogado paulistano Ulysses Guimarães (30 anos)

Cristóvão Colombo chega à América (530 anos)

Dia das Crianças – instaurado pelo presidente Artur Bernardes em 1924, só veio a ser amplamente comemorado após uma campanha publicitária em 1960

Dia da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

13

Nascimento do compositor e regente paulista Gilberto Ambrósio Garcia Mendes (100 anos)

Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais – instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Dia Mundial da Visão – comemoração móvel (2ª quinta-feira de outubro), sob a responsabilidade da Organização Mundial da Saúde e Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira

14

Revelação de fotografias aéreas que iniciou a Crise dos Mísseis em Cuba (60 anos)

15

Morte da espiã holandesa Mata Hari (105 anos)

Lançamento da sonda Cassini-Huygens (25 anos)

Dia Internacional das Mulheres Rurais

Dia do Professor – criada em comemoração ao decreto de dom Pedro I, que instituía o ensino elementar no Brasil

Dia Mundial da Lavagem das Mãos

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  MJ prorroga emprego da Força Nacional em Foz do Iguaçu

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA