BRASIL
Hoje é Dia: Dia Internacional das Pessoas Idosas é lembrado no dia 1º
BRASIL
Sábado (1), é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Com o crescimento da população da terceira idade, a sociedade passa por transformações em vários setores. Nessa data, o questionamento é “o que eu vou ser quando eu envelhecer?”. O Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, conta a história de pessoas que vivem a vida ativamente depois dos 60 anos:
O número de idosos que continuam ou que retornaram ao mercado de trabalho também é um impacto desse aumento da expectativa de vida. É o que destaca matéria do Repórter Brasil, da TV Brasil:
No entanto, embora a legislação brasileira tenha avançado em relação aos direitos dos idosos, esta fatia da população encontra dificuldade no fazer cumprir destes regramentos. Um dos mais importantes é a garantia de uma vida digna, que diz respeito ao acesso à saúde, liberdade e direito sobre o próprio patrimônio. É o que explica esta entrevista do Tarde Nacional:
Dia do Coração e Doação de Órgãos
Datas dos próximos dias ainda chamam a atenção para o cuidado com a saúde. Na quinta-feira (29), é o Dia do Coração, dia de conscientizar a população sobre as doenças cardiovasculares, principal causa de morte no mundo. Boa parte dessas enfermidades podem ser evitadas com mudanças de hábitos, como alimentação mais equilibrada e atividades físicas regulares.
E na terça-feira (27) a doação de órgãos e tecidos é celebrada. O Brasil é referência mundial quando o assunto é o transplante pelo sistema público de saúde. No entanto, o número de doadores vem diminuindo, principalmente desde o início da pandemia. O Tarde Nacional Amazônia, da Rádio Nacional da Amazônia, destaca que o doador deve conversar com a família sobre a manifestação do interesse. Um doador pode salvar até sete vidas.
A doação de órgãos é ainda um gesto de solidariedade e de amor. O Repórter DF, da TV Brasil, conta a história de primas que estão ligadas por um transplante de rim.
Capital federal
Há quase 65 anos, em 1º de outubro de 1957, a história de uma nova capital começava a sair do papel. Com a assinatura da Lei n° 3.273, ficou estabelecida uma data de inauguração para o novo Distrito Federal: 21 de abril de 1960. O planejamento para a mudança de sede do governo do país, no entanto, não iniciou nos cinco anos de mandato de Juscelino Kubistchek.
Os estudos para transferência da capital do litoral para o interior começaram ainda no período imperial. O local preferido não era, originalmente, o “quadradinho” que ficou delimitado: JK preferia que a nova capital ficasse no Triângulo Mineiro. Outros lugares ainda foram indicados: São João Del Rei (como queria Tiradentes), a comarca de Paracatu (pretendido por José Bonifácio), Belo Horizonte, Campinas ou Petrópolis (como debateram os constituintes de 1934), e ainda Goiânia (como preferia Café Filho).
No entanto, foi durante um comício em Jataí, no estado de Goiás, que o então candidato JK, após ser indagado por um eleitor, passou a considerar a transferência para o Planalto Central. Para saber mais sobre esta história, leia a matéria da Agência Brasil.
Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:
Nascimento do ator estadunidense Christopher Reeve (70 anos) – consagrado com o personagem do Super-Homem
Dia Nacional do Rádio – comemorado em homenagem o pioneiro da radiodifusão no Brasil, Edgard Roquette-Pinto
Nascimento do compositor, instrumentista e arranjador fluminense Mário Adnet (65 anos)
Dia de São Cosme e Damião (Catolicismo)
Dia Internacional para Eliminação Total das Armas Nucleares – data reconhecida pela ONU
Dia Nacional dos Surdos – comemoração instituída pela Lei Nº 11.796/2008; marca a data da criação da 1ª escola brasileira para Surdos, o Colégio Nacional para Surdos-Mudos na cidade do Rio de Janeiro, atualmente conhecido por Instituto Nacional de Educação de Surdos
Dia Mundial do Surdo (comemorado todos os últimos domingos de Setembro)
Morte do cantor fluminense Francisco Alves (70 anos) – um dos mais populares cantores do Brasil na primeira metade do século XX que ficou conhecido como o “Rei da Voz”
Morte do pintor francês Edgar Degas (105 anos) – reconhecido como um dos fundadores do Impressionismo
Presidente-general Médici inaugura o primeiro trecho da rodovia Transamazônica (50 anos)
Dia de São Cosme e Damião (Candomblé e Umbanda)
Dia Mundial do Turismo – comemoração instituída pela 3ª conferência da Organização Mundial do Turismo
Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos
Nascimento do cantor e compositor fluminense Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia (80 anos)
Dia Internacional do Acesso Universal à Informação – data reconhecida pela UNESCO
Dia Mundial da Raiva – marca a data da morte do microbiologista e químico francês Louis Pasteur que em colaboração de seus colegas, também desenvolveu a 1ª vacina eficaz contra a raiva, uma doença totalmente previnível que, ainda assim, mata uma pessoa a cada 10 minutos em média; data reconhecida pela Organização Mundial de Saúde
Dia da Gratidão à Mãe Preta – data criada em memória da Lei do Ventre Livre
Nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes (475 anos) – sua obra-prima “Dom Quixote” é um clássico da literatura ocidental
Nascimento do atleta paulista Adhemar Ferreira da Silva (95 anos) – primeiro bicampeão olímpico do país na modalidade de salto triplo
Morte da apresentadora, cantora e atriz paulista Hebe Camargo (10 anos)
Morte do escritor francês Émile Zola (120 anos)
Morte do pintor estadunidense Roy Lichtenstein (25 anos) – uma das estrelas do movimento pop, que ficou conhecido pelo trabalho inspirado no formato das histórias em quadrinhos
Votação, na Câmara dos Deputados, a favor da abertura do processo de impeachment de Collor, por 441 votos a favor e 33 contra (30 anos)
Dia Marítimo Mundial – data móvel
Dia Mundial do Coração
Nascimento do comunicador pernambucano Abelardo Barbosa, o Chacrinha (105 anos) – em 1945, passou a atuar na Rádio Nacional, apresentando os programas “Noite dançante”, aos sábados; e aos domingos, quando não havia futebol, o programa “Tarde dançante melhoral”
Nascimento do cineasta e diretor de televisão fluminense Daniel Filho (85 anos)
Nascimento do cantor sertanejo paranaense Durval Lima, o Xororó (65 anos)
Dia Internacional da Tradução – data reconhecida pela ONU
Morte do historiador britânico Eric Hobsbawm (10 anos)
Nascimento da teósofa socialista inglesa Annie Wood Besant (175 anos) – militante socialista, maçom, ativista e defensora dos direitos das mulheres, uma das mais notáveis oradoras da sua época e autora de uma vasta obra literária sobre Teosofia
Morte do político maranhense Alexandre Colares Moreira Júnior (105 anos)
Última partida oficial de futebol de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, pelo New York Cosmos (45 anos)
Congresso Nacional aprova a Lei n° 3.273, agendando para 21 de abril de 1960 a transferência da capital federal (65 anos)
Dia Internacional das Pessoas Idosas – comemoração instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, na Resolução Nº 45/106, de 14 de dezembro de1990, que também é conhecida como Dia Internacional do Idoso, e que está oficializada no Brasil como Dia Nacional do Idoso
Dia Mundial da Música – comemoração internacional, que foi instituída por uma resolução de 1973 da 15ª Assembleia Geral do Conselho Internacional de Música
Dia Mundial do Vegetarianismo – comemoração internacional de vegetarianos que foi instituída em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte-Americana e aprovado em 1978 pela União Vegetariana Internacional
Edição: Nathália Mendes
Fonte: EBC Geral


BRASIL
Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO5 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica
-
EDUCAÇÃO2 dias atrás
Literatura para crianças ganha novos voos com Cintia Barreto: escola, arte e representatividade negra