Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Homem é resgatado vivo após dez horas soterrado em escombros de desabamento de prédio em Olinda; VÍDEO

Publicados

BRASIL

Um homem de 53 anos encontrado soterrado por escombros do prédio que desabou em Olinda foi resgatado com vida na manhã desta sexta (28) pelos bombeiros (veja vídeo acima). A vítima, identificada apenas como Ebenezer, foi levado ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na região central do Recife.

 

O desabamento aconteceu por volta das 22h, e ele foi achado pouco depois das 8h. Ele deu entrada no hospital às 9h, com um trauma na perna esquerda, necessitando passar por um procedimento cirúrgico. O estado de saúde, segundo a unidade, é considerado estável.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele conseguia sentir as pernas e mexer os dedos do pé no momento do resgate.

Ebenezer estava falando, consciente e orientado, segundo o médico Marcos Pablo, do Samu. Ao ser encontrado, por volta da meia-noite, o ferido tinha um desconforto respiratório. Por isso, ele recebeu uma máscara de oxigênio. Ele foi monitorado a cada 30 minutos até ser resgatado (veja vídeo abaixo).

Homem soterrado por prédio em Olinda sente as pernas e consegue mexer dedos, diz médico

Homem soterrado por prédio em Olinda sente as pernas e consegue mexer dedos, diz médico

“Da cintura para cima, eu consigo ver. Os membros inferiores, a gente não consegue visualizar, porque ainda estão soterrados. Ele mostra-se muito colaborativo, diz que consegue sentir os membros e mexer os dedos dos pés. Isso dá esperança para a gente, mostra que ele não deve ter algum traumatismo, alguma paraplegia, isso é muito animador”, disse o médico.

Leia Também:  Governo publica decreto com alterações na estrutura da Funai

 

A esposa de Ebenezer é uma das vítimas buscadas em meio aos escombros, segundo o major Osvaldo Carneiro, supervisor de operações do Corpo de Bombeiros.

desabamento aconteceu por volta das 22h da quinta (27). Na manhã desta sexta (28), os bombeiros ainda buscam outras quatro pessoas, todas mulheres. De acordo com a Defesa Civil de Olinda, oito dos 16 apartamentos desabaram.

Ainda segundo a Defesa Civil, o imóvel estava interditado desde 2000.

Homem é retirado vivo de escombros de prédio que desabou em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Homem é retirado vivo de escombros de prédio que desabou em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Vítimas do desabamento

 

⏩ Heverton Benedito dos Santos, de 13 anos, encontrado morto;

⏩ Rodolfo Henrique Pereira da Silva, de 31 anos, achado morto;

⏩ Ebenezer, de 53 anos, resgatado vivo e levado para o Hospital da Restauração. Vai passar por procedimento cirúrgico, mas o estado de saúde é considerado estável, segundo a unidade de saúde;

⏩ Um homem de 45 anos, que deu entrada na Unidade de Trauma do Hospital da Restauração às 23h57. De acordo com a unidade de saúde, sofreu uma fratura na mão, passou por cirurgia na manhã desta sexta (28) e tem quadro de saúde considerado estável;

Leia Também:  Botijão de gás fica mais barato para as distribuidoras a partir deste sábado

⏩ Duas mulheres de 25 anos encaminhadas para a UPA da PE-15, em Olinda: chegaram à meia-noite e tiveram alta às 2h;

⏩ Uma mulher de 30 anos levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana. De acordo com a unidade de saúde, ela segue em observação, com quadro estável, sem gravidade.

⏩ Quatro pessoas ainda desaparecidas em meio aos escombros.

Desabamento

 

Edifício desaba e pega fogo em Olinda, no Grande Recife

Escombros de prédio que desabou em Olinda — Foto: Reprodução/TV GloboHomem é retirado vivo de escombros de prédio que desabou em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

19 fotos

Escadas de prédio que desabou em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Incidente aconteceu na noite de quinta-feira (28).

Moradores vizinhos ao prédio disseram que houve um grande estrondo antes do desabamento do Edifício Leme, na Rua Acapulco, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda.

O prédio também pegou fogo. Os bombeiros ainda não sabem o que causou a queda do prédio e o incêndio que aconteceu em seguida.

Segundo testemunhas, havia 16 pessoas no edifício.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Exposição em SP celebra Dona Onete, a rainha do carimbó chamegado

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Do aeroporto à grade: estudante lembra de último dia com amiga que morreu em show da Taylor Swift

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA