Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Primeiro voo comercial pousa no Salgado Filho após cinco meses da enchente no RS

Publicados

BRASIL

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, recebeu seu primeiro voo comercial após a reabertura, nesta segunda-feira (21), às 8h03, depois de mais de cinco meses fechado devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. O voo 2603 da Azul, um Airbus A320 com 180 pessoas a bordo – sendo 174 passageiros e o restante tripulantes – decolou de Campinas (SP) às 6h

Neste primeiro dia de operação, estão programados 71 voos, e esse número deve aumentar para 122 em novembro. As companhias aéreas já começaram a vender passagens. O aeroporto havia sido fechado em 3 de maio, após 75% da pista e o terminal ficou submerso pelas enchentes, o que causou grandes prejuízos e impossibilitou a continuidade das operações.

Segundo a Fraport, operação que administra o aeroporto, o terminal terá capacidade para operar 128 voos diários em rotas nacionais, entre 8h e 22h, com uma média de 12 voos por hora. No entanto, a retoma é parcial, já que a pista em operação é reduzida a 1.730 metros. A previsão é que as atividades sejam completamente normalizadas até 16 de dezembro, incluindo voos internacionais. Antes das enchentes, o aeroporto operava cerca de 1,3 mil voos semanais.

Leia Também:  Lei de incentivo a uso da energia solar em Várzea Grande é sancionada

“Antes do Natal, vamos estar com o aeroporto funcionando 100%”, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta.

Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de:

  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Campinas (SP)
  • Guarulhos (SP)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo (SP)

Para novembro, é aguardada a retomada de voos para:

  • Curitiba (PR)
  • Pelotas (RS)
  • Santa Maria (RS)
  • Santo Ângelo (RS)
  • Uruguaiana (RS)

Para dezembro, devem ser retomados voos internacionais para:

  • Cidade do Panamá (Copa Airlines)

Já para janeiro de 2025:

  • Buenos Aires (Aerolineas Argentinas)
  • Lima (Latam)
  • Santiago (Latam)

CHECK IN E DESPACHO

O check-in e o despacho de bagagem no Aeroporto Salgado Filho continuarão sendo realizados no check-in internacional, localizado no piso 2 do terminal, com o acesso principal pela porta 5. O embarque será feito novamente pela área doméstica, no piso 3. A A Fraport recomenda que os passageiros sigam as orientações das companhias aéreas quanto aos horários de check-in e embarque, chegando ao aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência

Leia Também:  SP: filha de Samara Felippo é vítima de racismo em colégio particular

Durante essa retomada, as restrições de embarque utilizadas serão do 113 ao 124, e o desembarque será realizado pela área doméstica. Ao descer, os passageiros deverão retirar suas bagagens e seguir para a saída pelas escadas ou elevador. As três portas do piso 1 estarão operando, com a porta 3 destinada para táxis e a porta 2 para carros de aplicativo e vans de locadoras. Os quatro estacionamentos e os serviços de locação de veículos e receptivos turísticos também estarão disponíveis.

O governo federal destinou R$ 426 milhões para garantir os investimentos necessários dentro do prazo previsto.

Histórico:
Fechado em 3 de maio, o Aeroporto Salgado Filho ficou com cerca de 75% da pista submersa pelas enchentes. Para contornar a situação, o Governo Federal e a Fraport elaboraram um plano de recuperação da infraestrutura. Em 15 de julho, o aeroporto reabriu parcialmente para embarques e desembarques na Base Aérea de Canoas, localizada a aproximadamente 10 quilômetros de Salgado Filho.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

VÍDEO: Uma batida entre um ônibus e um micro-ônibus em São Paulo, deixou mais de 30 pessoas feridas.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Operação conjunta fiscaliza entrada de animais sem procedência sanitária no país
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA