CUIABÁ
Projeto de requalificação de vias é apresentado na CDL Cuiabá; obras começam nesta semana
CUIABÁ
O projeto de requalificação de vias do Centro Histórico de Cuiabá foi apresentado nesta segunda-feira (22), durante reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá. As obras fazem parte das iniciativas da CSMobi, como contrapartida pela implantação do sistema rotativo em Cuiabá.
A primeira fase da revitalização começa nesta quarta-feira (24), com recuperação de calçadas na Avenida Isaac Póvoas até a Avenida Dom Bosco (Centro Sul), além da Avenida Generoso Ponce. Com foco na acessibilidade, esta fase terá cinco etapas. De acordo com o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, tirar o projeto do papel é fundamental, mas o setor ainda tem apontamentos para ajustes.
“É muito importante ter o início das obras como a gente vem cobrando. No entanto, observamos que tem parte do Centro Histórico que não foi contemplada e, de imediato, já solicitei à assessoria a elaboração de documento para que essa revitalização seja feita por completo em todo o Centro Histórico”, afirmou o presidente.
Lojista no Centro de Cuiabá, Sandro de Oliveira também destacou a necessidade de contemplação para todos os comerciantes. “Foi muito importante esse passo que deram de olhar para a nossa região. Acredito que está faltando olhar para o outro lado do Calçadão, que seria a Candido Mariano, Ricardo Franco, Galdino Pimentel. Ali tem muitos lojistas que trabalham há bastante tempo e merecem ser contemplados”.
“O começo das obras trará alívio de que logo teremos melhorias na área central”, disse.
O sistema rotativo engloba também a construção e operação do novo Mercado Municipal Miguel Sutil; a requalificação das vias locais; a modernização do mobiliário urbano.
“Hoje trouxemos um cronograma para divulgar e pedir o apoio dos lojistas. É uma novidade boa que fizemos questão de compartilhar com a CDL. Esta semana a equipe já estará em campo para o início das obras e a expectativa está alta”, destacou Kenon Mendes, gerente Geral de Operação do Consórcio CS Mobi Cuiabá.
Estacionamento Rotativo
O sistema entrou em vigor em novembro de 2023 e é operado por meio de uma Parceria Público Privada com a Prefeitura de Cuiabá. A PPP investirá cerca de R$ 130 milhões. Há 100 parquímetros instalados em Cuiabá. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
O estacionamento tem tolerância para os primeiros 10 minutos, para que o usuário possa fazer a ativação do pagamento por meio do Aplicativo Digipare. O tempo máximo para permanência nas vagas é de 4 horas, depois disso, o usuário terá que deixar a vaga livre, dentro do compromisso de rotatividade de vagas.
“Depois de um período com sérias barreiras burocráticas, licenças ambientais, a empresa vai começar as obras e veremos a prestação de serviços”, pontuou diretor presidente da Arsec, Vanderlúcio Rodrigues.
Isenção
Os usuários com Deficiência (PCD) não pagam, no entanto, devem realizar o cadastro de isenção na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Os mototaxistas (entregadores), dentro dos 10 minutos de tolerância, não pagam.


CUIABÁ
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.
Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.
“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.
A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.
Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO3 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO2 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS4 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS5 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS4 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS2 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador