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Projeto ‘Teatro de Fantoche’ da Secretaria de Defesa Social reforça tema segurança no trânsito
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Uma das funções da Guarda Municipal de Várzea Grande é garantir a segurança e a fluidez do tráfego, fiscalizando e fazendo cumprir as leis de trânsito, para uma maior segurança da população. Mas a prevenção primária é o caminho de menor impacto e para isso, há um projeto social da Secretaria Municipal de Defesa Social que atua na educação para o trânsito.
O projeto a “Arte de Proteger”, foi criado e instituído pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Várzea Grande como reforço na fase da Educação no Trânsito, na abordagem do tema com alunos da Rede Municipal de Ensino de forma lúdica com o teatro de fantoches.
No organograma de trabalho do teatro de fantoche, são levados em consideração, apresentações não só nas escolas municipais, como também estaduais, entidades filantrópicas e eventos oficiais da prefeitura, quando é pertinente ao trabalho desenvolvido.
Só para se ter uma ideia, no ano de 2023, foram realizadas 165 apresentações nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), atingindo a um público geral de aproximadamente 28.263 pessoas, entre alunos, comunidade escolar, pais, e participantes convidados.
Em média são dez apresentações de segunda a sexta-feira, fora, as participações em eventos oficiais aos finais de semana.
“O que queremos este projeto é formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o cotidiano das cidades. Além disso, contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida. A abordagem nas escolas auxilia, ainda, na compreensão da criança em relação aos elementos e às situações vivenciadas no cotidiano, o que acreditamos alcançar resultados, na cultura da paz no trânsito”, disse o secretário municipal de Defesa Social, Cel. Alessandro Ferreira da Silva.
As inspetoras da Guarda Municipal do projeto “A Arte de Proteger”, Inês Guimarães Rodrigues e Fraulen Eliza Rodrigues de Miranda, pontuam que “nada melhor do que abordar aspectos do tema, com crianças. Olhar para os dois lados ao atravessar a rua, identificar as cores do semáforo e o que representam, relatar os perigos do trânsito no trajeto do aluno até a escola, são alguns dos ensinamentos. Trabalhamos nas escolas municipais de Várzea Grande, prioritariamente. Alinhamos linguagem lúdica, por meio do teatro de fantoches, e compartilhamos as informações, entre os bonecos, com a interatividade dos alunos, com perguntas e respostas. As crianças conversam com os bonecos, se interessam pelo que eles falam, e assim ensinamos o básico sobre as leis do trânsito, perigos e tomadas de atitudes”, detalhou Fraulen Eliza Rodrigues de Miranda.
“No nosso entender as crianças devem ser orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro. Aqueles que usam bicicletas, skates, patins e patinetes devem aprender que existem lugares apropriados e seguros para a diversão, que nem sempre são as vias públicas. Também informamos para não se esquecerem de usar equipamentos de proteção e segurança. Estes são alguns dos exemplos que são levados para as crianças, por meio do teatro de fantoches, o que acreditamos que é possível formar cidadãos mais conscientes e responsáveis como forma de prevenir acidentes de trânsito. Eles já terão as noções básicas e criarão a consciência do que pode e não pode no trânsito”, disse a inspetora Inês Guimarães.
“No teatro de fantoches, as crianças e os adolescentes conseguem disseminar mensagens. Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas. Abordamos no teatro a Educação no Trânsito. Criar uma cultura de respeito às leis de trânsito é um dos objetivos do projeto. Esperamos que, através dos pequenos, todo esse conhecimento chegue aos pais também. Além disso, estamos trabalhando o futuro das crianças, já que daqui alguns anos todos poderão ser condutores”, completa a inspetora da Guarda Municipal Fraulen Eliza.
“Além disso, tudo que as crianças aprendem, com certeza vão cobrar dos pais. E o assunto ‘trânsito’, tem que ser reforçado para mudar a atual realidade. As crianças entre 4 e 6 anos de idade, desde pequenos devem ser trabalhadas a conscientização sobre os cuidados na malha viária”, comenta ela, explicando ainda que todas as atividades são voltadas à prevenção, com o intuito de evitar acidentes. Por meio da linguagem lúdica as crianças conseguem disseminar a mensagem, concluiu a inspetora Fraulen Eliza.
Ainda para o secretário municipal de Defesa Social, Cel. Alessandro Ferreira da Silva, quando o assunto é o trânsito, é fundamental reforçar a importância de ensinar a preparar as crianças, seja no ambiente familiar ou na escola.
“São vários os fatores pelos quais é fundamental ensinar às crianças sobre como prevenir acidentes de trânsito desde cedo. Primeiramente, pela segurança delas e para conseguir minimizar os riscos. Ensinar que, se a gente está andando de bicicleta, é preciso andar nas pistas específicas, sempre ter cuidado com itens de segurança, como capacete e joelheira. Na correria do dia a dia, esses assuntos podem acabar passando batido, mas são de extrema importância para que as crianças cresçam com o senso do cuidado, consigo e com o outro. O objetivo principal é a formação de cidadãos conscientes com seus direitos e deveres”, afiançou o secretário, afirmando que esta tarefa da equipe de teatro de fantoche é fundamental, alinhada com as outras da Guarda Municipal de estabelecer a paz no trânsito.
Para o secretário, os pais não só podem, como devem dar o exemplo. “Na própria dinâmica familiar é possível ensinar a criança, com exemplo no trajeto de casa para a escola, mostrar faixa de pedestres e explicar que é por onde as pessoas atravessam as ruas ou explicar que não é correto correr no meio da pista. Também é interessante explicar o que algumas placas significam e mostrar que, ao virar à esquerda você, deve sinalizar por meio da seta. Acredito que o aprendizado é a integração escola e casa. É possível trabalhar a questão do respeito. Por exemplo, como o respeito para não ultrapassar o sinal vermelho ou o respeito às placas de trânsito nas ruas, e o respeito em casa com os pais e educadores. Tudo parte do princípio do respeito. A abordagem lúdica, por meio do teatro de fantoches, é uma das estratégias da Guarda Municipal para repassar os ensinamentos”, enfatizou o secretário municipal de Defesa Social, Cel. Alessandro Ferreira da Silva.
O projeto aborda também temas do cotidiano, como dengue, discriminação racial, respeito, cuidado com a pessoa idosa, entre outros que promovam a cultura da paz.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT


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TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil

A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil entra em uma nova fase com um redesenho exclusivo das embalagens dos sabores Original e Original Zero da linha de Energy Drink, focada em bebidas de desempenho energético. O objetivo de TNT, marca do Grupo Petrópolis, é atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda, ao mesmo tempo em que fortalece sua conexão com a comunidade de mais de 52 milhões de fãs da NBA no Brasil e desperta curiosidade sobre outros sabores.
Nas versões com e sem açúcar, as novas embalagens estarão posicionadas em pontos de varejo estratégicos em todo o Brasil, a partir de outubro. As latas de edição limitada com tema da NBA foram criadas internamente pelo departamento de embalagens do Grupo Petrópolis, utilizando como base a arte padrão da marca. A ideia foi manter a identidade visual central de TNT e o design informativo já existente, integrando a marca da NBA de forma que garanta visibilidade nos pontos de venda.
Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, afirma que a iniciativa busca fortalecer ainda mais a relação de TNT com o público jovem. “Queremos dar visibilidade aos aspectos qualitativos da marca, especialmente para a Geração Z. Esse perfil de consumidor encontrou na linha de
Energy Drink uma bebida que potencializa os resultados diários, é saborosa e oferece benefícios nutricionais que atendem às expectativas cada vez mais altas do público jovem”, explica a executiva.
Com 14 SKUs em seu portfólio, em embalagens de 269ml e 473ml, as bebidas da linha TNT Energy Drink contêm o máximo de cafeína e taurina permitido pelas regulamentações do setor. Esse padrão foi adotado para garantir ao consumidor o máximo desempenho com segurança, já que essa combinação ajuda a aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho físico e mental em diferentes situações do dia a dia. Além disso, há vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6 e B12), combinadas com baixo teor calórico e, em média, cinco vezes menos sódio do que outras marcas líderes de energéticos no mercado brasileiro.
Resultados expressivos no basquete O território esportivo é um dos pilares estratégicos da marca, com destaque para o basquete, que será o foco de TNT em 2026. Como resultado da estratégia de posicionamento ancorada em esportes e estilo de vida urbano, e alinhada à estratégia de produto da marca, TNT já colhe resultados positivos após sua primeira ativação na NBA House 2025, em São Paulo.
O patrocínio, como aponta Cristiane, permitiu a criação de uma conexão mais forte com os consumidores e gerou impacto significativo em todo o funil de vendas da marca. De acordo com pesquisa realizada via base MeSeems, da plataforma MindMiners, entre consumidores de energéticos presentes durante os dias do evento, TNT Energy Drink registrou um aumento de 30 pontos percentuais na consideração de marca, 28 pontos percentuais na intenção de compra, 14 pontos percentuais na preferência pela marca e 12 pontos percentuais na intenção de compra frequente.
“O vínculo de TNT com o universo esportivo vai além do patrocínio: é um ponto de encontro entre a energia da marca e a paixão dos consumidores. As recentes ativações mostraram que, quando a experiência é relevante e autêntica, o impacto aparece em todas as etapas da jornada, fortalecendo afinidade, desejo e decisão de compra”, afirma a porta-voz do Grupo Petrópolis.
Além de sua base de fãs em rápido crescimento, a NBA no Brasil continua celebrando a paixão e o engajamento incomparáveis de sua comunidade — seja acompanhando jogos e eventos, fomentando conversas nas redes sociais ou abraçando centenas de produtos licenciados e de parceiros. “Os fãs brasileiros estão entre os mais conectados e apaixonados do mundo. Junto com TNT, continuaremos a criar oportunidades para engajar ainda mais nossos fãs em todo
o país e inspirar mais pessoas a sentirem a intensidade da NBA dentro e fora das quadras”, disse Fabio Laudisio, Vice-Presidente de Parcerias de Marketing Global da NBA LATAM.
Expansão no território esportivo A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil também se estende à linha de bebidas esportivas da marca. Essa relação entre TNT Sport Drink e a NBA no Brasil é altamente estratégica, já que pesquisas conduzidas pela equipe de Inteligência de Mercado do Grupo Petrópolis mostram que 52% dos entrevistados associam o consumo da bebida à prática do basquete.
A pesquisa, que entrevistou mais de 300 pessoas em São Paulo por meio da base MeSeems na plataforma MindMiners, teve participação equilibrada entre homens e mulheres e revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos benefícios funcionais das bebidas esportivas. A presença de vitaminas (88%), sabor (87%) e minerais (86%) foi identificada como os principais atributos que os consumidores consideram importantes ao escolher esse tipo de bebida. “Esses dados mostram que os consumidores brasileiros buscam mais do que sabor: eles procuram funcionalidade e benefícios reais. Estar presente nesse momento, onde saúde e desempenho se encontram, faz parte do nosso propósito”, conclui Cristiane Rosa.
SOBRE TNT – Lançada em 2009, TNT Energy Drink oferece diversas opções, incluindo Original, Original Zero e sabores Tangerina e Maçã Verde, além da linha Focus, que contém colina e ajuda na concentração e foco. A marca também conta com a linha de sucos com sabor Manga Summer. TNT Sport Drink – a primeira bebida esportiva da família TNT – é um produto que repõe nutrientes e minerais, seja antes, durante ou depois das atividades físicas, na academia ou ao ar livre. A linha TNT Sport Drink apresenta em sua composição a combinação ideal de carboidratos, minerais, vitamina C, cloreto e potássio, permitindo que a bebida seja rapidamente absorvida pela corrente sanguínea. TNT Sport Drink está disponível em quatro sabores frutados e refrescantes: uva, limão, laranja e tangerina, em embalagens de 500ml. A marca fornece seus produtos com exclusividade aos clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia e Santos.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodka Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e Petra Tonic; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o país, sendo responsável por gerar mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Sobre A NBA – A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todos os lugares por meio do poder do basquete. Criada em torno de cinco ligas esportivas profissionais: a NBA, a WNBA, a NBA G League, a NBA 2K League e a Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma importante presença internacional com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios em 60 idiomas, e mercadorias à venda em mais de 200 países e territórios em todos os sete continentes. As escalações da NBA no início da temporada 2024-25 apresentavam um recorde de 125 jogadores internacionais de um recorde de 43 países. Os ativos da NBA Digital incluem a NBA TV, NBA.com, o aplicativo da NBA e o NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de curtidas e seguidores em todo o mundo, em todas as ligas, equipes e plataformas de jogadores. A NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, patrocina organizações comunitárias renomadas em todo o mundo para tratar de questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.
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