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Saúde de Várzea Grande realiza ações de conscientização contra a Aids no mês de dezembro
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Todos os anos, desde 1988, o dia 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para lembrar a importância da data, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, vai realizar várias ações neste dia. Além do dia mundial, têm o ‘Dezembro Vermelho’ que é a campanha que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Para chamar a atenção sobre a importância do tema, várias atividades, já estão organizadas pela secretaria de Saúde que serão realizadas em todas as unidades básicas de Saúde do Município, como a divulgação de materiais informativos, orientação à população, distribuição de preservativos, coleta de testes rápidos, capacitações, além da programação que conta com blitz educativa, palestras em escolas, abordagem em bares e restaurantes, e pontos estratégicos da cidade .No dia 1 de dezembro haverá programação especial, e nos demais dias do mês as ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.
A unidade de Saúde de Várzea Grande responsável pelo acolhimento e tratamento de pessoas com HIV e Aids é o Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Av. Eduardo Gomes, 1556-1656 – Jardim Costa Verde, Várzea Grande .A Unidade é a responsável pela programação especial do Dezembro Vermelho, que nesta programação estão previstas ações educativas voltadas para prevenção de IST/HIV/Aids.
Segundo o coordenador do SAE-CTA, João Paulo Alcântara Ortega, a unidade já vem desenvolvendo estratégias educativas por meio de capacitações, palestras, oficinas envolvendo profissionais de saúde, acadêmicos de medicina, enfermagem, professores e adolescentes escolares do Município de Várzea Grande, durante todo o ano, buscando agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
“A intenção neste momento é intensificar este trabalho no intuito de possibilitar a população, durante todo o mês de dezembro, para realizar a testagem rápida nas unidades de saúde , para , caso der positivo, iniciar o tratamento oportuno, além de ações educativas com orientações sobre a doença e a entrega de preservativos em locais estratégicos”, disse ele..
O mais importante, segundo ainda o coordenador, é destacar que ser portador do vírus HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. O HIV é a infecção causada pelo vírus e a Aids é a instalação da doença, representa o estágio avançado da infecção, que ocorre quando a pessoa abandona o tratamento ou quando seu diagnóstico acontece tardiamente.
“O vírus pode ser transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho (transmissão vertical), não escolhe idade, sexo ou raça e embora não exista ainda cura ou vacina, a ciência descobriu formas de proporcionar maior qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV).As ações de Dezembro são importantes para ajudar na redução da mortalidade das PVHIV, ampliar e fortalecer o diagnóstico e tratamento do HIV, diminuir a transmissão vertical do vírus e ampliar o acesso às ações de promoção à saúde e prevenção dos mais vulneráveis”, disse João Alcantara.
Dados em Várzea Grande:
No ano de 2022 foram notificados 119 casos de pessoas com HIV e 73 com AIDS.
No ano de 2023 até a data de hoje (30 novembro) foram notificados 123 casos de pessoas com HIV e 71 com AIDS. Estes dados equivalem ao total geral de 386 pessoas em tratamento no município. Fonte SINAN.
Programação:
– Dia: 1 de dezembro – Palestra sobre prevenção ao HIV para estudantes do ensino médio.
– Horário: 8h às 10h30
– Local: Escola estadual Adalgisa de Barros e Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro
– Dia: 01 de dezembro – Capacitação para profissionais de Saúde de Várzea Grande e alunos de enfermagem e medicina do UNIVAG.
– Palestrante: Dra. Kadja Samara
– Público Alvo: Enfermeiros, Médicos e Estudantes
-Tema: Critérios clínicos de HIV/AIDS / PREP e PEP na enfermagem.
– Horário: 13h às 17h
– Local: Auditório do UNIVAG – Bloco C
-DIA: 01 de dezembro – BLITZ FIQUE SABENDO
Horário : 8h às 21h
Local: Postos de parada de caminhoneiros – Rodovia dos Imigrantes, PRF do Trevo do Lagarto, Terminal André Maggi, Academias e Bares, Região Zero km e Grande Cristo Rei.
Nestes locais serão realizados testes rápidos e entrega de preservativos e panfletagem:
– Rodovia dos Imigrantes e Região do Zero km e Grande Cristo Rei.
– Horário: 8h às 16h
-Bares Noturnos da Cidade
Horário :18h às 21h
AÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:
-Dias: 01 a 30 de dezembro
– Ação: ‘FIQUE SABENDO’
– Realização de Teste Rápido de HIV a toda a população.
-Orientações
– Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde
– Horário: 8h às 10h30
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT


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TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil

A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil entra em uma nova fase com um redesenho exclusivo das embalagens dos sabores Original e Original Zero da linha de Energy Drink, focada em bebidas de desempenho energético. O objetivo de TNT, marca do Grupo Petrópolis, é atrair a atenção dos consumidores nos pontos de venda, ao mesmo tempo em que fortalece sua conexão com a comunidade de mais de 52 milhões de fãs da NBA no Brasil e desperta curiosidade sobre outros sabores.
Nas versões com e sem açúcar, as novas embalagens estarão posicionadas em pontos de varejo estratégicos em todo o Brasil, a partir de outubro. As latas de edição limitada com tema da NBA foram criadas internamente pelo departamento de embalagens do Grupo Petrópolis, utilizando como base a arte padrão da marca. A ideia foi manter a identidade visual central de TNT e o design informativo já existente, integrando a marca da NBA de forma que garanta visibilidade nos pontos de venda.
Cristiane Rosa, Head de Marketing de Categorias e Consumer Insights do Grupo Petrópolis, afirma que a iniciativa busca fortalecer ainda mais a relação de TNT com o público jovem. “Queremos dar visibilidade aos aspectos qualitativos da marca, especialmente para a Geração Z. Esse perfil de consumidor encontrou na linha de
Energy Drink uma bebida que potencializa os resultados diários, é saborosa e oferece benefícios nutricionais que atendem às expectativas cada vez mais altas do público jovem”, explica a executiva.
Com 14 SKUs em seu portfólio, em embalagens de 269ml e 473ml, as bebidas da linha TNT Energy Drink contêm o máximo de cafeína e taurina permitido pelas regulamentações do setor. Esse padrão foi adotado para garantir ao consumidor o máximo desempenho com segurança, já que essa combinação ajuda a aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar o desempenho físico e mental em diferentes situações do dia a dia. Além disso, há vitaminas do complexo B (B2, B3, B5, B6 e B12), combinadas com baixo teor calórico e, em média, cinco vezes menos sódio do que outras marcas líderes de energéticos no mercado brasileiro.
Resultados expressivos no basquete O território esportivo é um dos pilares estratégicos da marca, com destaque para o basquete, que será o foco de TNT em 2026. Como resultado da estratégia de posicionamento ancorada em esportes e estilo de vida urbano, e alinhada à estratégia de produto da marca, TNT já colhe resultados positivos após sua primeira ativação na NBA House 2025, em São Paulo.
O patrocínio, como aponta Cristiane, permitiu a criação de uma conexão mais forte com os consumidores e gerou impacto significativo em todo o funil de vendas da marca. De acordo com pesquisa realizada via base MeSeems, da plataforma MindMiners, entre consumidores de energéticos presentes durante os dias do evento, TNT Energy Drink registrou um aumento de 30 pontos percentuais na consideração de marca, 28 pontos percentuais na intenção de compra, 14 pontos percentuais na preferência pela marca e 12 pontos percentuais na intenção de compra frequente.
“O vínculo de TNT com o universo esportivo vai além do patrocínio: é um ponto de encontro entre a energia da marca e a paixão dos consumidores. As recentes ativações mostraram que, quando a experiência é relevante e autêntica, o impacto aparece em todas as etapas da jornada, fortalecendo afinidade, desejo e decisão de compra”, afirma a porta-voz do Grupo Petrópolis.
Além de sua base de fãs em rápido crescimento, a NBA no Brasil continua celebrando a paixão e o engajamento incomparáveis de sua comunidade — seja acompanhando jogos e eventos, fomentando conversas nas redes sociais ou abraçando centenas de produtos licenciados e de parceiros. “Os fãs brasileiros estão entre os mais conectados e apaixonados do mundo. Junto com TNT, continuaremos a criar oportunidades para engajar ainda mais nossos fãs em todo
o país e inspirar mais pessoas a sentirem a intensidade da NBA dentro e fora das quadras”, disse Fabio Laudisio, Vice-Presidente de Parcerias de Marketing Global da NBA LATAM.
Expansão no território esportivo A colaboração entre TNT e a NBA no Brasil também se estende à linha de bebidas esportivas da marca. Essa relação entre TNT Sport Drink e a NBA no Brasil é altamente estratégica, já que pesquisas conduzidas pela equipe de Inteligência de Mercado do Grupo Petrópolis mostram que 52% dos entrevistados associam o consumo da bebida à prática do basquete.
A pesquisa, que entrevistou mais de 300 pessoas em São Paulo por meio da base MeSeems na plataforma MindMiners, teve participação equilibrada entre homens e mulheres e revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos aos benefícios funcionais das bebidas esportivas. A presença de vitaminas (88%), sabor (87%) e minerais (86%) foi identificada como os principais atributos que os consumidores consideram importantes ao escolher esse tipo de bebida. “Esses dados mostram que os consumidores brasileiros buscam mais do que sabor: eles procuram funcionalidade e benefícios reais. Estar presente nesse momento, onde saúde e desempenho se encontram, faz parte do nosso propósito”, conclui Cristiane Rosa.
SOBRE TNT – Lançada em 2009, TNT Energy Drink oferece diversas opções, incluindo Original, Original Zero e sabores Tangerina e Maçã Verde, além da linha Focus, que contém colina e ajuda na concentração e foco. A marca também conta com a linha de sucos com sabor Manga Summer. TNT Sport Drink – a primeira bebida esportiva da família TNT – é um produto que repõe nutrientes e minerais, seja antes, durante ou depois das atividades físicas, na academia ou ao ar livre. A linha TNT Sport Drink apresenta em sua composição a combinação ideal de carboidratos, minerais, vitamina C, cloreto e potássio, permitindo que a bebida seja rapidamente absorvida pela corrente sanguínea. TNT Sport Drink está disponível em quatro sabores frutados e refrescantes: uva, limão, laranja e tangerina, em embalagens de 500ml. A marca fornece seus produtos com exclusividade aos clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia e Santos.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodka Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e Petra Tonic; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o país, sendo responsável por gerar mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Sobre A NBA – A National Basketball Association (NBA) é uma organização global de esportes e mídia com a missão de inspirar e conectar pessoas em todos os lugares por meio do poder do basquete. Criada em torno de cinco ligas esportivas profissionais: a NBA, a WNBA, a NBA G League, a NBA 2K League e a Basketball Africa League, a NBA estabeleceu uma importante presença internacional com jogos e programação disponíveis em 214 países e territórios em 60 idiomas, e mercadorias à venda em mais de 200 países e territórios em todos os sete continentes. As escalações da NBA no início da temporada 2024-25 apresentavam um recorde de 125 jogadores internacionais de um recorde de 43 países. Os ativos da NBA Digital incluem a NBA TV, NBA.com, o aplicativo da NBA e o NBA League Pass. A NBA criou uma das maiores comunidades de mídia social do mundo, com mais de 2,3 bilhões de curtidas e seguidores em todo o mundo, em todas as ligas, equipes e plataformas de jogadores. A NBA Cares, a plataforma global de responsabilidade social da NBA, patrocina organizações comunitárias renomadas em todo o mundo para tratar de questões sociais importantes nas áreas de educação, inclusão, desenvolvimento de jovens e famílias, e saúde e bem-estar.
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