MATO GROSSO
Administração da Defensoria Pública visita Cáceres e avalia medidas de auxílio às famílias impactadas por chuva
MATO GROSSO
Uma comitiva esteve na cidade após chuva que deixou 7 mil pessoas desabrigadas. A Defensoria pode ajudar em demandas individuais como na recuperação de documentos e também em casos coletivos
A Administração da Defensoria Pública de Mato Grosso esteve em Cáceres (a 218 km de Cuiabá), durante toda quarta-feira (14), para visitar as famílias impactadas pela chuva do último final de semana. A comitiva que foi acompanhada pela Prefeitura da cidade e por representantes do Governo do Estado, avaliou os impactos e vai buscar nos próximos dias alternativas para minimizar a situação de sofrimento dos moradores da cidade.
Na oportunidade, o Secretário Executivo da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Clodoaldo Gonçalves de Queiroz, visitou os bairros e deve trazer para discussão interna da instituição, maneiras de atender os mais de 7 mil moradores da cidade que tiveram suas casas e bens destruídos pelas chuvas. Além disso, a Defensoria vai oficiar a prefeitura da cidade para cobrar providências urgentes em locais visitados que ainda não foram tratados.
De acordo com Clodoaldo, a Defensoria Pública pode ajudar principalmente aqueles que perderam suas documentações. “Essas famílias, muito provavelmente, devem ter perdido documentos ou podem ter direito a auxílios que vão ajudar nesse momento”, explica o Secretário Executivo.
Além disso, demandas individuais como no aspecto de saúde, que podem ter sido agravadas com a enchente e no aspecto coletivo, como a tomada de providências por parte da prefeitura e do Estado, podem ser cobradas pela Defensoria. “São muitas situações, pessoas que precisam de atendimento imediato na área da saúde, que perderam tudo, imóvel que tem risco de cair, além de levar atendimento jurídico completo, mesmo que não seja decorrente da enchente”, ressalta Clodoaldo.
Os representantes da Administração Superior também fizeram um levantamento no Núcleo da Defensoria em Cáceres, quanto aos prejuízos decorrentes da enchente.
A chuva do sábado (10) atingiu 7 mil moradores após o córrego Sangradouro transbordar, afetando os bairros Cavalhada I, II e III, Maracanãzinho, Vila Nova, Betel, Cohab Velha, Santa Cruz e Espirito Santo. Além disso, foi decretado estado de calamidade pública nas áreas atingidas. Nesta quarta-feira à tarde, a Defensoria suspendeu o atendimento presencial do núcleo, que retornará na quinta-feira (15).
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, parabenizou a iniciativa da Defensoria Pública. “Acho importante essa parceria nesse momento, principalmente no pós-tragédia. Agora é necessário auxiliar essas famílias que precisam reestabelecer seus documentos e também precisam de meios de informações e esclarecimento”.


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CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.