Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Agentes do socioeducativo de cinco municípios de MT participam de especialização

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) está oferecendo um curso de atualização em operações especializadas aos profissionais do sistema socioeducativo de Mato Grosso. A capacitação começou nesta segunda-feira (23.10) com a participação de 60 servidores de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Cáceres, e seguirá até sexta-feira (27.10).

O curso ministrado no 44° Batalhão Infantaria Motorizada conta com 40 horas/aula.

O superintendente de Administração Socioeducativa, Iberê Ferreira da Silva Junior, afirmou que a capacitação auxilia na promoção de conhecimento técnico e no desenvolvimento de ações práticas.

“O curso ofertado tem o objetivo de desenvolver e ampliar habilidades e conhecimento dos servidores que atuam no Grupo de Operações Socioeducativas Especializadas, contribuindo assim no desempenho de suas atribuições de forma qualificada e estritamente técnica”, destacou.

A capacitação também visa resguardar a integridade física dos adolescentes privados de liberdade e dos próprios servidores, conforme o gerente estadual da Escola Socioeducação, Jean Monteiro. “Nós preparamos os servidores para melhor desempenhar suas funções, de forma a resguardar a integridade física dos adolescentes privados de liberdade e dos próprios servidores”, pontuou.

Leia Também:  Unidade móvel do Hospital Estadual Santa atende reeducandas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto

Serão ministradas aulas de defesa pessoal e imobilizações, táticas operacionais, técnicas menos letais, habilitação em taser, arma de incapacitação neuromuscular, uso de bastão, além de haver também uma aula sobre a atribuição do operador especializado.

As atribuições do curso são dadas de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Constituição Federal de 1988, Art. 6°, 227, no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e no respeito aos Direitos Humanos.

*Sob a supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras

Publicados

em

Uma revolução silenciosa está em curso no campo empresarial de Mato Grosso. Isso porque a Inteligência Artificial (IA) – antes restrita às grandes corporações – começa a ganhar espaço entre empreendimentos de pequeno porte do estado. Segundo levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), 17% dos negócios já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA. Embora ainda minoritário, esse índice aponta para uma transformação que promete redefinir a forma como esses negócios operam e se relacionam com os clientes.

As funções mais requisitadas estão relacionadas a áreas com retorno rápido e visível. O atendimento ao cliente é a principal delas, com 85% das empresas usuárias de IA adotando a tecnologia para automatizar interações, seguidas por gestão financeira (56%) e marketing com análise de dados (54%). Outras aplicações como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%) também começam a ganhar espaço, mas ainda representam uma parcela menor da adoção.

Na visão do gerente de Inovação do Sebrae Mato Grosso, Lucas Moreira, as soluções práticas e acessíveis proporcionadas pela tecnologia na rotina das empresas otimiza processos e permite que os empreendedores dediquem mais tempo às áreas estratégicas do negócio. “A Inteligência Artificial tem enorme potencial para transformar a realidade dos pequenos negócios no nosso estado. Ainda que a adoção dessas ferramentas esteja começando, os resultados já são visíveis para quem está se abrindo para essa mudança”, afirma.

Leia Também:  Flamengo anuncia a contratação de Fabrício Bruno

Entre os setores com maior uso da IA estão a indústria, a tecnologia da informação (TI) e o varejo, que combinam maior exigência de controle operacional com abertura à inovação. No entanto, até mesmo em áreas mais tradicionais como comércio e agropecuária, a tecnologia tem sido usada para melhorar o relacionamento com o cliente. Isso porque negócios presenciais priorizam atendimento automatizado, enquanto empresas online se concentram em marketing, segurança e controle de qualidade.

Barreiras

O avanço da IA, entretanto, esbarra em barreiras significativas. A principal é a falta de conhecimento técnico, relatada por 67% dos empresários. Também são recorrentes a resistência à mudança (55%), a ausência de dados para treinar os sistemas (52%) e os altos custos (42%). Essas dificuldades são mais agudas em setores como logística, recursos humanos e qualidade — áreas com alto potencial de ganho, mas ainda pouco exploradas.

“A IA, quando aplicada de forma simples e objetiva, em áreas como marketing, finanças ou relacionamento com o cliente, entrega retorno rápido e direto. Mas é preciso trabalhar na capacitação e no apoio a esses empreendedores para que a tecnologia chegue a mais empresas, e o Sebrae está aqui para ajudar o empresário nesta jornada de inclusão da IA em seu negócio”, ressalta o gerente.

Leia Também:  Padrasto tortura enteado de 11 anos após criança se recusar a beijar menina na boca

Qualificação

Preparar-se para usar o mundo novo de possibilidades exige mais do que investir em tecnologia. Envolve capacitação, mudança cultural e planejamento. Apesar de metade dos empresários se declararem moderadamente otimistas com a IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la e 26% pretendem investir em treinamentos.

Moreira, destaca que o Sebrae/MT oferece diversos serviços para capacitar o empresário dentro do multiverso da IA. “Estamos fortalecendo a cultura de experimentação e estimulando o uso da IA com ferramentas acessíveis, capacitações práticas e, principalmente, mostrando que qualquer empresa pode e deve dar o primeiro passo. Queremos que o pequeno negócio mato-grossense não apenas acompanhe essa transformação, mas seja protagonista dela. A inteligência artificial não veio para substituir ninguém, mas para dar mais tempo e clareza na tomada de decisões. O futuro já começou e o Sebrae está aqui para caminhar junto com os empreendedores”.

Dados da pesquisa

O estudo foi conduzido por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 2 e 22 de abril de 2025, em todo o estado. Foram entrevistados 1.082 donos de pequenos negócios em Mato Grosso. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA