MATO GROSSO
Agricultor recebe orientação técnica para impedir morte de aves na propriedade
MATO GROSSO
Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) estiveram, nesta quarta-feira (26.01), na propriedade Flor do Cerrado, localizada no município de Santo Antônio do Leverger (a 34 km de Cuiabá), depois de serem acionados devido à mortandade da criação de aves do local.
De acordo com Algetom Batista de Freitas, há dois meses, vem acompanhando a criação dos seus pais de patos, gansos, marrecos, peru e galinhas, desfalecer e morrer em um curto espaço de tempo. “Eram 150 animais, sendo 70% da criação já foi toda perdida, cerca de 105 aves. Criamos para subsistência e precisamos entender o que está acontecendo. As aves começaram a morrer do dia para a noite”.
Na propriedade, o técnico da Empaer, Antônio Claret Fialho Santos, acompanhado do coordenador da regional de Cuiabá, Isaías de Oliveira, realizaram a vistoria na área do galinheiro e identificaram algumas aves mortas, desfalecidas e outras normais.
Para Antônio Claret, que é especialista na produção avícola, o que pode ter ocasionado a morte dos animais pode estar relacionada a questões sanitárias e à qualidade da água. Ele evidenciou falhas no procedimento de limpeza e desinfecção que representam risco de infecções e mortes dos animais. Recomendou o processo de limpeza com a remoção física dos detritos acumulados nas instalações. A desinfecção do galinheiro, segundo Claret, é um conjunto de medidas adotadas com o objetivo de reduzir a contaminação.
Para o técnico, o vazio sanitário é outro importante fator que precisa ser seguido. “Durante a desinfecção é importante que não haja nenhuma ave por um período de 20 a 30 dias para conter a causa da contaminação, seja por vírus, bactérias, protozoários ou outros microrganismos. “Muitos desses microrganismos necessitam da presença da ave para completarem seu ciclo de vida e proliferarem. Portanto, nada melhor que a ausência total delas no momento da limpeza do ambiente para limitar a disseminação desses possíveis agentes infectantes”.
Ao final da vistoria, o coordenador da regional de Cuiabá, o técnico Isaias de Oliveira, ressaltou que a Empaer está à disposição para acompanhar durante os procedimentos que foram orientados a realizar. “Assim que acionada, um equipe de Santo Antônio ou de Cuiabá poderá atender e auxiliar no que for necessário”.

O técnico de Empaer, Antônio Claret, repassando as orientações ao criador Algetom Batista – Foto Empaer
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.