Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Após denúncias de irregularidades no concurso, deputados cobram investigação

Publicados

MATO GROSSO

Os deputados estaduais Janaina Riva (MDB) e delegado Claudinei (PSL) e Thiago Silva (MDB) cobram providências e apuração de denúncias sobre supostas irregularidades no concurso da Segurança Pública, realizado no domingo (20).

Até ontem (21), a ouvidoria do MPE havia recebido 32 notificações de falhas na realização do certame, que vão desde reabertura dos portões, até celulares vibrando e de pessoas que fizeram selfies no local da prova.

Janaina disse que protocolou hoje (22) pedido de providências junto à Casa Civil. Ela ressalta que recebeu denúncias sobre suposto pagamento realizado sem identificação no sistema, incorrendo na exclusão indevida do candidato na lista de divulgação do local de prova; candidato que efetuou pagamento e não foi permitido realizar a prova, sobre a justificativa de limitação de idade; problema de identificação de candidatos na prova (ausência de coletor de digitais); uso de equipamentos eletrônicos em sala e no banheiro; inexistência de fiscalização para o porte indevido de equipamentos eletrônicos; prisão de um cidadão na cidade de Cáceres, por suspeita de estar realizando a prova no lugar de candidato inscrito; além de fotos circulando nas redes sociais de imagens da sala de aula.

Leia Também:  Governador: "Novo modelo vai prevenir fraudes; serviço já está disponível em todo o MT"

Segundo a deputada, essas situações não podem ficar sem a devida apuração e punibilidade diante da seriedade que pesa sobre o contratante da realização do concurso.

“É imprescindível que sejam tomadas providências necessárias para dar legitimidade ao certame ou caso sejam comprovadas as reclamações, a consequente anulação do certame e marcação de nova data para avaliação dos candidatos, preservando a segurança jurídica e primando pela aprovação lícita dos candidatos”, diz trecho do documento.

Claudinei, por sua vez, afirma que desde o início do processo de realização do certame houve problemas. “Data da prova com menos de um mês das inscrições, retificação do edital 1h após o término das inscrições e, agora, essa enxurrada de escândalos envolvendo fraudes e irregularidades na realização da prova”, reclama o parlamentar que diz providenciar requerimentos pedindo providências junto ao MPE e governo.

Thiago, por sua vez, destaca que a sociedade não tolera este tipo de prática e que é necessário apurar as denúncias com transparência. “Cabendo à UFMT e Casa Civil promoveram uma investigação junto à Polícia Civil e Polícia Federal”, defende o deputado.

Leia Também:  Secretario Marcelo de Oliveira destaca prazo, e cobra plano B do Ibama e ICMBio para projeto no Portão do Inferno

Em nota, a Sesp diz que não recebeu qualquer denúncia formalizada e que as denúncias de fraude no dia da realização do concurso foram amplamente investigadas pelo núcleo de inteligência da Polícia Civil, com resposta rápida, resultando na prisão ocorrida em Cáceres, no domingo.

“A Sesp-MT esclarece ainda que embora seja responsável pela realização do concurso, contratou a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a execução do mesmo, incluindo a realização da prova. Sendo assim, os questionamentos devem ser feitos a mesma”.

A UFMT, por sua vez, foi questionada e não se posicionou sobre a situação até a publicação.

FONTE/ REPOST: Patrícia Sanches – (Com Assessoria).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Briga de vizinho por som alto acaba em morte em Cuiabá

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA