Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Aprimoramento do Recurso Descentralizado é tema de reunião da Seduc com diretores

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, nesta terça-feira (02), uma reunião de alinhamento com diretores escolares de Cuiabá e Várzea Grande para tratar do aprimoramento do Recurso Descentralizado, que é destinado às intervenções físicas preventivas e corretivas na infraestrutura dos imóveis.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que nos anos de 2021 e 2022 o Governo do Estado liberou mais de R$60 milhões em investimentos para as unidades por meio do recurso e que a intenção é continuar investindo nas unidades escolares.

Segundo ele, a ação é uma política pública fundamental, onde buscamos formas mais eficientes de aprimorar os serviços e agilizar esse atendimento. “É uma forma de zelar pela aplicação dos recursos e pela transparência na gestão”, explicou.

A diretora Elma Francisca, da Escola Estadual Professora Vanil Stabilito, em Várzea Grande, disse que a reunião contribuiu diretamente na rotina dos estudantes através da intervenção preventiva. “O recurso descentralizado é importante para a escola. Além de auxiliar na questão da estrutura física, ele agrega como garantia à manutenção e cuidados com o patrimônio escolar”, completou.

Leia Também:  TCE: retomada de cirurgias acaba com situação gravíssima em Cuiabá

Essa percepção também foi reafirmada pela diretora da Escola Estadual Manoel Cavalcanti Proença, Maria Silvani, em Cuiabá. A gestora explicou a importância do recurso e o acompanhamento técnico fornecido pela Seduc para realização dos serviços de manutenção. “Foi uma ação que reforçou o compromisso em acompanhar o uso desse recurso”, contou.

A representante da Diretoria Regional de Educação Polo Várzea Grande, Maria Denise Souza Carvalho, falou que a reunião também foi uma forma de aproximar as escolas das DREs, além de fomentar as ações que contribuem diariamente para melhoria do ambiente escolar. Segundo ela, o aprimoramento do recurso junto às unidades deverá trazer bons resultados com o tempo, principalmente no que abrange agilidade na solicitação e no processo de reparos e reformas nas unidades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

Publicados

em

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.

Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia

Leia Também:  Secretário de Educação representa MT em evento nos Estados Unidos

O que muda?

O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:

10 primeiros: número sequencial da distribuidora

3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL

2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto

O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.

Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA