MATO GROSSO
Arena Pantanal recebe semifinal de Campeonato Brasileiro Feminino com entrada gratuita
MATO GROSSO
A equipe feminina do Mixto é uma das beneficiadas pelo Programa Mato Grosso Série A, que propicia apoio financeiro aos clubes em disputa nas principais séries de Campeonatos Brasileiros organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Executado pela Secretaria de Estado Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o programa visa propiciar condições para os times se manterem e para subirem nas séries do Campeonato Brasileiro que participam.
Em 2022, o repasse aos clubes do Estado totaliza R$ 6 milhões investidos pelo Governo de Mato Grosso. Além do time feminino do Mixto Esporte Clube, por competir a Série A3, foram beneficiados o Cuiabá Esporte Clube, por estar na Série A, e o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, na Série D.
Para Jefferson Neves, os incentivos financeiros fortalecem toda a rede de futebol profissional em Mato Grosso e trazem benefícios a todo o Estado.
“É inspirador para o futebol mato-grossense ter times disputando o Campeonato Brasileiro. Ainda podemos divulgar as potencialidades do Estado e propiciar orgulho e momentos de lazer para a torcida mato-grossense. E que alcancemos mais essa vitória com o futebol feminino”, destaca.
Na partida entre Mixto e Juventude, o time que avançar fará a final com quem passar de VF4, da Paraíba (PB), e Remo, do Pará (PA). A torcida terá acesso gratuito e ocupará o setor leste inferior da Arena Pantanal.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.