MATO GROSSO
Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça recebe evento cultural com roda de leitura sobre leis abolicionistas
MATO GROSSO
De tratados para o fim do tráfico de africanos, de 1810, à Lei Áurea, de 1888, os artigos de leis serão divulgados e debatidos na roda de leitura crítica visando o entendimento dos fundamentos do racismo no país.
A temática negritude e ancestralidade acompanha a performance teatral “O Auto dos Corações ao Mar”, apresentada pelo artista Vinicius Brasilino. O poeta Márcio Mendes também participa da seção artística do evento. O encontro cultural terá ainda feira de livros e exposição de telas de personalidades negras e de artistas plásticos mato-grossenses.
Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, a atividade marca o mês em que foi assinada a Lei Áurea que aboliu a escravatura no Brasil. A realização tem a coordenação geral da historiadora e escritora Amélia Alves e curadoria do presidente do Pen Clube MT, Airton Reis, na feira e exposição.
Serviço | Estação Cultura – especial Abolição
Quando: sábado (11.05), às 19h
Onde: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Rua Antônio Maria, 251, Praça da República, Centro de Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.