MATO GROSSO
Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça recebe evento cultural com roda de leitura sobre leis abolicionistas
MATO GROSSO
De tratados para o fim do tráfico de africanos, de 1810, à Lei Áurea, de 1888, os artigos de leis serão divulgados e debatidos na roda de leitura crítica visando o entendimento dos fundamentos do racismo no país.
A temática negritude e ancestralidade acompanha a performance teatral “O Auto dos Corações ao Mar”, apresentada pelo artista Vinicius Brasilino. O poeta Márcio Mendes também participa da seção artística do evento. O encontro cultural terá ainda feira de livros e exposição de telas de personalidades negras e de artistas plásticos mato-grossenses.
Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, a atividade marca o mês em que foi assinada a Lei Áurea que aboliu a escravatura no Brasil. A realização tem a coordenação geral da historiadora e escritora Amélia Alves e curadoria do presidente do Pen Clube MT, Airton Reis, na feira e exposição.
Serviço | Estação Cultura – especial Abolição
Quando: sábado (11.05), às 19h
Onde: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Rua Antônio Maria, 251, Praça da República, Centro de Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.