MATO GROSSO
Bombeiros continuam combate a incêndio em Cáceres neste domingo (14)
MATO GROSSO
As equipes fazem o combate direto nas áreas onde há acesso e constroem aceiros para diminuir a propagação das chamas.
Já entre a área federal do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, o combate ao fogo está sendo realizado pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Corpo de Bombeiros monitora o incêndio via satélite.
A corporação também monitora via satélite um incêndio que teria iniciado na área federal da Terra Indígena Sararé e avançado para a região de uma mineradora em Nova Lacerda. Os militares estão à disposição para o combate ao incêndio, contudo, aguardam autorização para entrar na área.
Estrutura
Atuam no Pantanal mato-grossense 36 bombeiros, oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), seis militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), cinco membros da Defesa Civil do Estado e um integrante do Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Este efetivo conta com o apoio de um avião, um helicóptero, onze viaturas, nove máquinas para a construção de aceiros, quatro caminhões auto tanque e três embarcações.
Além disso, também participam das ações brigadistas do ICMBio e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e integrantes do Exército Brasileiro, Força Nacional, Marinha do Brasil e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Em Nova Lacerda, quatro militares estão em campo.
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado, via satélite, para orientar as equipes em campo.
A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Incêndios extintos
O Corpo de Bombeiros já extinguiu oito incêndios florestais em Mato Grosso: quatro em Cuiabá, três em Chapada dos Guimarães e um em Poconé.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 88 focos de calor entre sábado (13.07) e domingo, conforme última checagem, às 17h15, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 41 se concentram na Amazônia, 39 no Cerrado e oito no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
AACCMT realiza evento em homenagem ao Dia das Crianças

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) promoveu, neste domingo (05), uma programação especial em celebração ao Dia das Crianças, comemorado oficialmente em 12 de outubro. O evento foi realizado no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá, e reuniu crianças assistidas pela instituição, seus familiares e parceiros.
A ação teve como objetivo proporcionar momentos de alegria, descontração e integração para as crianças que estão em tratamento oncológico, além de fortalecer o vínculo entre as famílias atendidas e a rede de apoio construída pela AACCMT ao longo dos anos.
A iniciativa contou com diversas atividades recreativas, apresentações artísticas, distribuição de brinquedos, além de um lanche especial preparado com carinho para os participantes. A arrecadação dos brinquedos foi resultado de uma campanha de doação realizada previamente pela AACCMT.
Para o vice-presidente da AACCMT, Benildes Aureliano Firmo, a comemoração representa um gesto de cuidado e acolhimento em meio aos desafios enfrentados diariamente pelas crianças e suas famílias.
Sobre a AACCMT
A AACCMT existe há 26 anos e oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.
Doações
Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Justiça defere recuperação judicial do Grupo Sertão; dívidas ultrapassam R$ 100 milhões
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Dia do Idoso: especialistas reforçam importância dos cuidados dermatológicos na terceira idade
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Kickboxing Profissional em Cuiabá: Allysson Campos e Adriano Oliveira conquistam o cinturão no MT Warriors Championship
-
MATO GROSSO8 horas atrás
AACCMT realiza evento em homenagem ao Dia das Crianças