MATO GROSSO
Botelho anuncia permanência do ensino médio na escola Ernandy Baracat em VG
MATO GROSSO
Comunicado foi feito após confirmação com secretários estadual e municipal.
O Ensino Médio na Escola Ernandy Maurício Baracat, do bairro Nova Fronteira, em Várzea Grande, será mantido. A decisão foi anunciada aos pais de alunos, durante reunião com o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, nesta terça-feira (12).
Botelho confirmou a decisão com a Secretaria Estadual de Educação – Seduc/MT e aliviou os pais que estavam apreensivos com a possibilidade de encerramento do curso na escola. Inclusive, fizeram protesto na cidade que rendeu até abaixo-assinado, também apresentado para Botelho.
“Conseguimos fazer o diálogo com o secretário de Educação [Alan Porto] e o municipal [Silvio Fidelis] para criar alternativa e atender os alunos nessa mesma escola. Então, o município aumentou o número de vagas e entrou num consenso: ninguém vai sair da escola e todos serão bem atendidos. Chegamos a um denominador comum e isso que é importante”, comemorou Botelho, durante reunião.
Com três filhos matriculados nos 1º, 2º e 3º anos, da Escola Ernandy Baracat, Suleimar Campos Lima, explicou que receberam o aviso da direção, na sexta-feira (8), de que os alunos seriam transferidos para a Escola Elizabete Maria Bastos Mineiro, no bairro São Matheus. Afetando pelo menos 280 estudantes, que tinham a grande expectativa de estudar nessa escola modelo.
“Nos convocaram às pressas para falar que tínhamos que retirar nossos filhos da Escola Ernandy. Explicaram que era para acomodar alunos do 5 º e 6º anos da rede municipal. Não houve diálogo e muitas crianças ficaram tristes, pois sonham com essa escola inaugurada em 2023. Então, colhemos assinaturas para lutar pelos direitos dos nossos filhos. Hoje, trouxemos a ata do protesto na ALMT. Botelho nos recebeu e nos deu a boa notícia de que não haverá a mudança. É um grande alívio”, disse Suleimar Campos.
A tosadora, Edilma Célia, mãe de alunos, mencionou a grande mudança na rotina da família que a alteração causaria. “Não retirem o direito de estudarem perto de casa”.
Outro pai aliviado é Luiz Flávio Dias. Ele informou que além dos 3 km de distância, as crianças ainda teriam que enfrentar rodovia e avenidas muito movimentadas. “A mudança não era viável para ninguém. O intermédio do deputado foi muito importante”, concluiu.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.