MATO GROSSO
Botelho visita Sintap e reafirma apoio aos servidores públicos
MATO GROSSO
Parlamentar foi recebido pelos representantes de diversas categorias
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, visitou a sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso – Sintap, nesta quarta-feira (7), em Cuiabá. Recebido por representantes de diversas categorias, Botelho reafirmou a importância do diálogo e ações que valorizem os servidores públicos do Estado.
“Ficamos felizes com a presença do deputado Botelho aqui na nossa sede, onde tivemos uma reunião produtiva. Ele nos dá esse apoio tão importante às nossas pautas, uma delas é a construção da Mesa de Negociação Permanente dos servidores públicos junto ao governo”, destacou Diany Dias, presidente do Sintap/MT, entidade que representa os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso – Indea/MT e Instituto de Terras de Mato Grosso – Intermat/MT.
Diany Dias também comanda a Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB – Seccional Mato Grosso, terceira maior central do Brasil, com 60 sindicatos filiados em Mato Grosso.
Também participou da reunião, o presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc/MT, escrivão Juliano Peterson. Para ele, o apoio tem sido fundamental por abrir o diálogo na ALMT.
“O deputado Botelho é sempre muito atencioso com o servidor público, abriu essa possibilidade para que o servidor possa debater pautas importantes com o governo e a Assembleia Legislativa. Dentre os pontos que conversamos está a garantia dos direitos dos servidores públicos; Do pagamento da RGA [Revisão Geral Anual], por exemplo. Também buscamos autonomia para que os representantes sindicais participem dos debates na Mesa de Negociação Permanente com o governo”, esclareceu Peterson.
A presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso, Carmen Machado, agradeceu o empenho de Botelho. Essa foi a segunda reunião com o setor, neste ano.
“Hoje, mais uma vez, o deputado Botelho nos atendeu com muita celeridade e gentileza no sentido de apoiar nossas demandas. A gente avalia como extremamente positiva a reunião, uma vez que, percebemos a tentativa muito clara de fazer com que as negociações das demandas sindicais sejam efetivadas na prática. A Federação tem objetivo de tratar os assuntos de forma coletiva, nesse sentido a Assembleia Legislativa é fundamental, uma vez que vai legislar questões específicas, que atendam as demandas da coletividade dos representantes dos servidores do Poder Executivo”, afirmou Carmen.
Líderes do movimento sindical
Também participaram representantes do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo – Sinpaig/MT, Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso – Adunemat, Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT, Sistema Socioeducativo, Sindicato dos Servidores Públicos da Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso – Sinprotec/MT.


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.