MATO GROSSO
Botelho visita Sintap e reafirma apoio aos servidores públicos
MATO GROSSO
Parlamentar foi recebido pelos representantes de diversas categorias
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, visitou a sede do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso – Sintap, nesta quarta-feira (7), em Cuiabá. Recebido por representantes de diversas categorias, Botelho reafirmou a importância do diálogo e ações que valorizem os servidores públicos do Estado.
“Ficamos felizes com a presença do deputado Botelho aqui na nossa sede, onde tivemos uma reunião produtiva. Ele nos dá esse apoio tão importante às nossas pautas, uma delas é a construção da Mesa de Negociação Permanente dos servidores públicos junto ao governo”, destacou Diany Dias, presidente do Sintap/MT, entidade que representa os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso – Indea/MT e Instituto de Terras de Mato Grosso – Intermat/MT.
Diany Dias também comanda a Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB – Seccional Mato Grosso, terceira maior central do Brasil, com 60 sindicatos filiados em Mato Grosso.
Também participou da reunião, o presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil – Sindepojuc/MT, escrivão Juliano Peterson. Para ele, o apoio tem sido fundamental por abrir o diálogo na ALMT.
“O deputado Botelho é sempre muito atencioso com o servidor público, abriu essa possibilidade para que o servidor possa debater pautas importantes com o governo e a Assembleia Legislativa. Dentre os pontos que conversamos está a garantia dos direitos dos servidores públicos; Do pagamento da RGA [Revisão Geral Anual], por exemplo. Também buscamos autonomia para que os representantes sindicais participem dos debates na Mesa de Negociação Permanente com o governo”, esclareceu Peterson.
A presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso, Carmen Machado, agradeceu o empenho de Botelho. Essa foi a segunda reunião com o setor, neste ano.
“Hoje, mais uma vez, o deputado Botelho nos atendeu com muita celeridade e gentileza no sentido de apoiar nossas demandas. A gente avalia como extremamente positiva a reunião, uma vez que, percebemos a tentativa muito clara de fazer com que as negociações das demandas sindicais sejam efetivadas na prática. A Federação tem objetivo de tratar os assuntos de forma coletiva, nesse sentido a Assembleia Legislativa é fundamental, uma vez que vai legislar questões específicas, que atendam as demandas da coletividade dos representantes dos servidores do Poder Executivo”, afirmou Carmen.
Líderes do movimento sindical
Também participaram representantes do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo – Sinpaig/MT, Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso – Adunemat, Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT, Sistema Socioeducativo, Sindicato dos Servidores Públicos da Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso – Sinprotec/MT.


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO10 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO12 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO9 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura