Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

CGE abre inscrições para capacitação em fiscalização de contratos

Publicados

MATO GROSSO

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) abriu inscrições para mais uma turma da capacitação em “Fiscalização de Contratos”. O curso será realizado no dia 3 de novembro, das 14h às 17h30, de forma híbrida, no Auditório da CGE, com transmissão pelo Google Meet.

Para efeito de certificação, as inscrições devem ser feitas até o dia 2 de novembro pelo endereço eletrônico: http://capacitacoes.controladoria.mt.gov.br,  onde também estão disponíveis informações adicionais sobre o treinamento.

Ao efetuar a inscrição, o participante deve optar pela modalidade desejada, se presencial ou virtual, para a geração da lista de presença que vai subsidiar a emissão do certificado.

A capacitação é voltada aos fiscais de contratos dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.  

Entre os tópicos a serem abordados estão: diferença entre gestão e fiscalização de contratos, objetivos, fases e atribuições do servidor designado como fiscal de contratos.

O treinamento faz parte do “Programa CGE ORIENTA – Estado Íntegro e Eficaz” e será conduzido pelo auditor Orlando Estevens Cames, da Superintendência de Controle da CGE-MT.

Leia Também:  Operação da Polícia Civil em São José do Xingu apreende armas e combate crime patrimonial

Neste mês de outubro, o curso foi realizado para 200 fiscais de contratos. Como muitos não puderam participar, foi demandada a abertura de nova turma, o que foi atendida pela CGE, como parte do papel preventivo de atuação.

Clique AQUI para se inscrever na modalidade presencial e AQUI para a modalidade online. Mais informações: treinamentos@cge.mt.gov.br .

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Encontro em Cuiabá reúne propostas para elaboração do Plano Nacional Juventude Negra Viva

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA