Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

CGE discute estratégias e inovações para ouvidoria pública do Estado

Publicados

MATO GROSSO

Estão abertas as inscrições para o encontro de 20 Anos de Ouvidoria-Geral do Estado que será realizado no dia 8 de maio. Os interessados em participar têm até o próximo dia 03 para se inscrever. Além de comemorar as duas décadas, o evento discutirá a ouvidoria de forma estratégica e as melhores praticas de inovação na área, com especialistas de renome em nível nacional.

O evento também proporcionará uma importante reflexão sobre o papel desse instrumento de controle social nas instituições públicas, com destaque à sua contribuição para o fortalecimento da democracia, por meio da participação da sociedade. O encontro é voltado aos ouvidores e servidores da Rede de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual, de outros poderes e esferas administrativas e ouvidores em geral.
 

Entre os palestrantes estão a ouvidora-geral do Governo do Distrito Federal, que falará sobre Inteligência Artificial e Governança de Serviços na Ouvidoria-Geral, Cecília Fonseca, e o superintendente de Mediação Administrativa e das Relações de Consumo da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Ruelli, que abordará o Uso Estratégico das Informações de Ouvidoria.

Leia Também:  Sorriso já está 100% iluminado com LED; outros 120 municípios instalam as lâmpadas

Também participam do evento a presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombusdsman, Adriana Alvim, que compartilhará com os presentes a temática Ouvidoria Estratégica, Guardiã do Diálogo Institucional, além do filósofo e servidor da CGE, Douglas Remonatto, que palestrará sobre Ética, Tecnologia e Ouvidoria.

As atividades de Ouvidoria, Transparência e Controle Social do Executivo Estadual são organizadas sob a forma de rede, coordenada pela Controladoria Geral do Estado por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência. Atualmente a rede conta com 38 ouvidorias setoriais e especializadas e mais de 80 servidores envolvidos na atividade.

O evento será realizado no auditório da CGE, das 08h30 às 17h30, com intervalo para almoço. Confira a programação completa e se inscreva AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  MP não encontra ilegalidade na contratação de empresa do Ganha Tempo e arquiva denúncia contra Seplag

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  MP pede demissão de contratada do Estado que foi condenada por improbidade

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA