Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Cine Teatro apresenta documentário sobre o poeta Natalino Ferreira Mendes

Publicados

MATO GROSSO


Recordações e histórias em torno do poeta, jornalista, historiador e memorialista cacerense Natalino Ferreira Mendes (1924-2011) são apresentadas no documentário sobre sua vida e obra, que será exibido nesta terça-feira (26.04), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. Além do filme, a programação gratuita conta apresentação do pianista Arthur Scharneski.

Selecionado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” foi dirigido por Leonardo Sant’Ana e produzido com recursos da Lei Aldir Blanc.

Pioneiro ao escrever sobre a história de Cáceres, Professor Natalino, como era conhecido, retratou a cidade em prosa e verso, além de ter dedicado sua vida a serviços prestados na educação, ao poder público e à comunidade cacerense. Ele participou ativamente do desenvolvimento de instituições de ensino, retratou as belezas naturais da região e foi responsável pelo registro e salvaguarda de acervos importantes para história de Mato Grosso. Com depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida dele e usando recursos como dramatização e ilustrações animadas, o documentário repassa momentos marcantes da vida desse importante Mestre da Cultura de Mato Grosso.

Leia Também:  Entenda como as condições climáticas influenciam no combate aos incêndios no Pantanal

Além do filme, o projeto aprovado no edital contempla a publicação de dois volumes do livro “Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória”, de autoria de Natalino Ferreira Mendes. Também foi lançado o site www.natalinoferreiramendes.com.br , que disponibiliza informações e downloads gratuitos sobre a vida e obra do Professor Natalino.

Encontros com Cinema

A exibição do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura”, no Cine Teatro Cuiabá, integra o projeto “Encontros com Cinema”, com sessões disponíveis para o público toda terça-feira, às 19h30.

Em 2022, além da sessão “Realizador@s de Mato Grosso” e da exibição de produtos audiovisuais mato-grossenses produzidos por meio da Lei Aldir Blanc, o projeto “Encontros com Cinema” manterá exibições mensais em parceria com a Vitrine Filmes.

Na próxima terça-feira (03.05) será exibido “Alemão 2”, filme dirigido por José Eduardo Belmonte, produzido por Rodrigo Teixeira (da RT Features) e com Vladimir Brichta, Gabriel Leone e grande elenco.

Serviço

Exibição do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” (MT. 2021. 36’) e performance musical do pianista Arthur Scharneski.

Leia Também:  Governo de MT já executa planos de prevenção aos incêndios florestais em unidades de conservação

Data: Terça-feira (26.04), às 19h30

Local: Cine Teatro Cuiabá (a partir das 19h30 é permitido estacionar em frente ao Cine Teatro Cuiabá)

Entrada gratuita

Mais informações: 65 2129-3848

(Com informações da assessoria)

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

Publicados

em

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.

Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia

Leia Também:  Vídeo mostra carros em atoleiro na estrada da Ponte de Ferro

O que muda?

O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:

10 primeiros: número sequencial da distribuidora

3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL

2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto

O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.

Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA