MATO GROSSO
CineSesc e Sessão Pipoca garantem diversão para todas as idades
MATO GROSSO
Em abril, as seleções de filmes exibidos no CineSesc e Sessão Pipoca, no Sesc Arsenal e Sesc Rondonópolis, estão especiais. Os projetos que buscam democratizar o acesso a produções audiovisuais, trazem animações e documentários que se aprofundam na cultura de povos originários, debatem o racismo estrutural a partir da ótica de uma criança negra que supera desafios apoiada nos ensinamentos da família. A entrada é gratuita. Programe-se e bom filme!
O Sonho de Zezinho
Zezinho é uma criança inquieta e esperta que vai em busca dos seus sonhos em meio ao sertão nordestino. O menino rompe com o limite do tempo e dá um ritmo intenso a história, levando o espectador a viajar entre o passado e o agora. Com a simplicidade de uma criança, ele encara as dificuldades que a vida lhe propõe, oferecendo seus serviços de engraxate. O dinheiro conquistado nas ruas tem destino certo: ajudar a mãe e a compra de bilhetes no Cine Fênix para assistir seus filmes favoritos.
Meu nome é Maalum
‘Maalum’ é uma animação sobre uma menina negra nascida no Brasil. A criança cresce cercada por fortes referências da cultura afro, fortalecendo sua identidade. Porém, quando começa a frequentar a escola sofre situações de preconceito que a entristece. A menina recebe a ajuda da família para ressignificar os acontecimentos e passar por cima dos acontecimentos constrangedores.
Rabiola
O documentário ‘Rabiola’ faz uma crítica a crise migratória estabelecida em Boa Vista, Roraima, após venezuelanos buscarem refúgio no estado brasileiro. Duas crianças do país vizinho disputam pipas com meninos brasileiros no Parque Anauá. A brincadeira, rotina entre os frequentadores do espaço de lazer, se torna uma demonstração nítida do confronto de ideias e choques culturais quando venezuelanos e brasileiros passam a conviver no mesmo local. Com a evolução das cenas, o nascimento da amizade entre os pequenos das duas nações, emocionam, constrangem e trazem fortes reflexões. ‘Rabiola’ traz na bagagem os prêmios de melhor filme, melhor roteiro e melhor atuação no ‘4ª Festival Olhar do Norte (2022)’ e melhor filme no ‘Prêmio Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima’.
Exibição Audiovisual – Celebra Cuiabá
A série documental ‘Sesc Celebra Cuiabá’ foi produzida pela MT Sesc TV. São três episódios, sendo que os dois primeiros ganham a tela do cinema do Sesc Arsenal no dia 6 de abril, às 19h, aprofundando a relação de um povo com suas origens e dos agregados à terra fértil e acolhedora chamada Cuiabá a partir da história e cultura. Já no dia 8 de abril haverá a estreia de um episódio especial sobre a Avenida 13 de junho, que acompanha a evolução urbana da capital e abriga prédios centenários, como o Arsenal, que resistem ao tempo.
Cadim
A animação ‘Cadim’ é um filme fora da curva. Em tons sombrios e desenhos nada comuns, provoca o espectador a exercer seu olhar crítico sobre a realidade dos moradores do nordeste brasileiro que são forçados a recomeçar suas vidas longe de onde nasceram, devido à seca e fome. Na trama, um retirante percorre um longo caminho com seu animal de estimação, um pássaro, que apazigua a solidão em meio ao percurso árduo, quente e desafiador.
Santo Antônio das Cachoeiras
As águas do Rio Madeira, em Porto Velho, escondem a história da primeira missão dos jesuítas brasileiros na região. O rio foi a via de trânsito encontrada pelos religiosos para alcançar e catequizar os nativos. O documentário retoma essas memórias, se utilizando de trechos de animação para construir sua narrativa e prender a atenção do público.
Remoinho
Uma protagonista com passado obscuro retorna à casa da mãe, no interior da Paraíba, acompanhada do filho. Sem esconder a decepção de percorrer o caminho de volta, a mulher instiga a curiosidade dos espectadores para descobrir o que a levou a assumir essa decisão e quais serão as próximas páginas da sua história.
Cuna
Um recorte sobre a importância das relações interpessoais durante a pandemia da Covid-19 é a proposta de ‘Cuna’, que aborda a temática com leveza, por meio de animações. O filme ainda leva o espectador a refletir sobre seu comprometimento com o futuro da humanidade, a partir da preservação do meio ambiente. ‘Cuna’ é dirigido por duas mulheres: Camila Campos e Gabi Etinger.
O Destino está na Origem
O antropólogo Pedro Castro Guimarães resume parte da sua imersão na cultura dos povos originários no Maranhão no documentário de pouco mais de uma hora de duração. A película registra o encontro de oitos etnias do Divino do Maranhão, povos guardiões de tradições religiosas centenárias, como as caixeiras que percorrem as ruas tocando tambores e evocando o ‘Divino’ por meio de rezas e cânticos.
A Caminho de Casa
A incrível jornada da cadelinha Bella para reencontrar seu lar é a base do enredo de ‘A Caminho de Casa’. A cachorra, fiel companheira de Lucas, um estudante de medicina veterinária, a resgatou ainda filhote, mas a pet é capturada por engano pelo controle de animais e levada para outra cidade. Mesmo distantes, Bella mantém viva a esperança de estar ao lado do dono novamente e enfrenta diversos desafios. A bússola para trilhar cada passo é o seu coração, sempre guiado pelo amor por Lucas.
A Barca
O curta ‘A Barca’ é inspirado no conto ‘Natal da Barca’ da escritora Lygia Fagundes Telles. A obra audiovisual propõe reflexões sobre a linha desconhecida entre a vida e a morte. Uma mulher grávida, um homem embriagado e outra mulher com uma visão sobre o mundo que transita entre o fantasioso e o mundo real são os três passageiros de uma barca que corta as águas durante a noite.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
SERVIÇO
CineSesc e Sessão Pipoca no Sesc Arsenal
Quando: 6 a 30 de abril
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO DO CINESESC E SESSÃO PIPOCA NO SESC ARSENAL
6 de abril
Exibição Audiovisual – Celebra Cuiabá
8 de abril
Exibição Audiovisual – Celebra Cuiabá
Sessão Pipoca: Cadim
9 de abril
Sessão Pipoca: Meu nome é Maalum
14 de abril
CineSesc: Santo Antônio das Cachoeiras
Sessão Pipoca: Cadim
15 de abril
Sessão Pipoca: O Sonho de Zezinho
CineSesc: Cuna
16 de abril
Sessão Pipoca: Rabiola
CineSesc: Remoinho
21 de abril
Sessão Pipoca: Meu nome é Maalum
CineSesc: Cuna
22 de abril
Sessão Pipoca: Rabiola
CineSesc: O Destino está na Origem
23 de abril
CineSesc: Santo Antônio das Cachoeiras
Sessão Pipoca: O Sonho de Zezinho
28 de abril
Sessão Pipoca: Cadim
CineSesc: Cuna
29 de abril
Sessão Pipoca: O Sonho de Zezinho
CineSesc: Remoinho
30 de abril
CineSesc: O Destino está na Origem
Sessão Pipoca: Meu nome é Maalum
PROGRAMAÇÃO DO CINESESC E SESSÃO PIPOCA NO SESC RONDONÓPOLIS
Sessão Pipoca: A Caminho de Casa
Quando: 15 de abril, às 18h
Onde: Praça Martinha Carvalho (Rua Silvestre Silveira, 68, Parque Residencial Buriti, Rondonópolis – MT)
Entrada gratuita
CineSesc: A Barca
Quando: 26 de abril, às 14h30
Onde: Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, s/n – Quadra 197 – Residencial Colina Verde – Sagrada Família – Rondonópolis – MT)
Entrada gratuita
Sessão Pipoca: Rabiola
Quando: 30 de abril às 16h
Onde: Concha acústica do Sesc Rondonópolis (Alameda dos Cravos, s/n – Quadra 197 – Residencial Colina Verde – Sagrada Família – Rondonópolis – MT)
Entrada gratuita
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.