MATO GROSSO
Com mais de 43ºC, Cuiabá será castigada por nova onda de calor
MATO GROSSO
Uma onda de calor deve atingir grande parte do Brasil nas próximas duas semanas e Mato Grosso será o estado mais afetado pelas altas temperaturas, com riscos à saúde, segundo alerta feita pelo MetSul Meteorologia.
Conforme o instituto, o pior do calor deve ocorrer em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, que atingirão marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades. O pico deve ser registrado entre o final desta semana e o começo da semana que vem.
Temperaturas máximas ainda mais extremas podem ser registradas na região do Pantanal e da Baixada Cuiabana. Isso porque essa área estará no centro da grande cúpula de calor, com os termômetros podendo atingir de 43ºC a 45ºC.
As altas temperaturas na região Centro-Oeste se juntam ao ar seco e a baixa umidade do ar, típica deste período do ano. Com esses níveis, o calor oferecerá riscos à saúde humana, principalmente à população mais vulnerável, como enfermos e idosos.
Além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, outros estados brasileiros que devem ser atingidos pela massa de calor são Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
MetSul Meteorologia
Onda de calor atinge MT
De acordo com o MetSul, a maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil em Nova Maringá. A cidade registrou 44,8°C em 4 e 5 de novembro de 2020.
Com esta nova onda de calor extremo, recordes mensais de temperatura, e em algumas cidades até absolutos, podem cair.


MATO GROSSO
Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá

O vereador Alex Rodrigues realizou nesta quarta-feira (30) uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para discutir o andamento das obras do BRT em Cuiabá. Durante o encontro, Alex cobrou maior diálogo entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal, destacando que os transtornos causados pelas obras têm afetado diretamente a vida dos cuiabanos e mato-grossenses.
A reunião foi mais um desdobramento da audiência pública promovida pela Câmara para debater os prazos e soluções para o projeto. Na ocasião, a ausência de representantes do governo estadual gerou indignação entre os parlamentares. Alex Rodrigues, que preside a Comissão de Obras, não escondeu sua frustração.
“A política seria para dar resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da Comissão de Obras”, afirmou o vereador.
Os atrasos nas obras do BRT têm provocado caos no trânsito da capital, principalmente em vias movimentadas como as avenidas do CPA, Fernando Corrêa e Tenente Coronel Duarte (Prainha). Esta última ainda não possui solução definitiva para os alagamentos recorrentes, o que ameaça comprometer o funcionamento dos futuros ônibus elétricos previstos para o sistema.
Boa parte dos atrasos está relacionada a entraves entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. Contratado em 2022 por R$ 468 milhões, o consórcio alega que o anteprojeto da obra não contemplou elementos essenciais como a macrodrenagem da Prainha, dificultando a execução do cronograma.
Durante a audiência realizada no dia 14 de março de 2025, os vereadores reiteraram o compromisso com a transparência e o interesse público. A Comissão de Obras Públicas da Câmara Municipal deverá realizar, nos próximos dias, uma visita técnica aos canteiros de obras. O objetivo é avaliar in loco os avanços e entraves da execução.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, ressaltou Alex Rodrigues.
A Câmara Municipal seguirá promovendo debates e fiscalizando a obra, com o objetivo de garantir que o projeto avance com responsabilidade e atenda de fato às necessidades da cidade. Para Alex, o envolvimento da população e o diálogo institucional são fundamentais para superar os obstáculos e garantir a entrega da obra.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
“Efêmera Relíquia” abre a temporada 2025 na Casa do Parque — um encontro entre o tempo e a poesia
-
ARTIGOS7 dias atrás
“Diagnóstico precoce é chave para prevenir complicações”, destaca especialista
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Advogado criminalista estreia série de lives sobre Direito de Defesa no Instagram