MATO GROSSO
Criança é assassinada em distrito no Nortão; madrasta adolescente é detida e confessa o crime
MATO GROSSO
Um menino de apenas quatro anos foi assassinado, esta tarde, no distrito de Entre Rios, no município de Nova Ubiratã (170 quilômetros de Sinop). A principal acusada é a madrasta dele, uma adolescente de 14 anos, que confessou o crime.
Segundo a Polícia Militar, a acusada mentiu nas duas primeiras versões que contou. “A madrasta contou que teria entrado um homem encapuzado, com uma faca em punho, e atacado a criança”, explicou o tenente Ítalo Filgueiras Portes, comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar de Nova Ubiratã.
Posteriormente, a mulher afirmou que a criança estava brincando sozinha e acabou se ferindo. Por fim, confessou o crime, alegando que a criança era hiperativa e estaria “perturbando muito”, segundo o cabo Alexandre, da Força Tática.
“Em determinado momento, ela perdeu a cabeça, o controle de si, e acabou desferindo golpes de faca. Aparentemente, (a adolescente) não ingeriu bebidas, nem fez uso de entorpecentes, mas isso ainda vai ser avaliado por meio de exames”, disse o policial.
De acordo com a Polícia Militar, a criança levou golpes de faca, chegou a ser encaminhada na ambulância para Feliz Natal, mas não resistiu e morreu a caminho da unidade de saúde.
A jovem foi detida e encaminhada à delegacia de Nova Ubiratã. O corpo da criança será liberado ao Instituto Médico Legal (IML) de Sorriso, para exames de necropsia. O caso passa a ser investigado pela Polícia Civil.
(Atualizada às 22h28)
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.