Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Cuiabá apresenta queda no número de casos e internações causados pela terceira onda da pandemia de Covid

Publicados

CUIABÁ

Após um período de queda nos números da covid-19, nos últimos meses de 2021, o ano de 2022 começou diferente, com o terceiro pico da pandemia de covid-19 sendo observado no mês de janeiro, em Cuiabá, quando 126 pessoas com diagnóstico confirmado por exames laboratoriais para covid-19 foram internadas no Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro). Mas em fevereiro este número caiu para 47 pacientes internados na unidade. Na sexta-feira (4), havia 15 pacientes internados em leitos de enfermaria e 12 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estabelecimento de saúde, conforme Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Considerando todos os leitos pactuados pelo SUS em Cuiabá, em janeiro houve 321 pacientes internados com covid-19 confirmado por exame laboratorial e, em fevereiro, esse número caiu para 98.

Atualmente, Cuiabá acumula 126.547 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 122.491 se recuperaram, 3.655 foram a óbito, 385 estão em monitoramento, cumprindo isolamento domiciliar e 201 estão internados em leitos públicos ou particulares.

O que se observa desde o início do ano de 2022 é que houve um crescimento vertiginoso no mês de janeiro, quando chegou-se a registrar 562 casos em um único dia e, aos poucos, a curva foi decaindo, chegando a 6 novos casos por dia. Em janeiro, foram 9.385 casos, com o pico em 10/01, com 562 casos confirmados. Em fevereiro foram 1.940 casos confirmados, conforme o Painel Epidemiológico nº 726 da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Leia Também:  Seciteci forma 80 alunos do curso de Linguagem de Programação em Python

A incidência por 100 mil habitantes em janeiro estava em 1.532,13 e em fevereiro ficou em 316,71. Os óbitos também reduziram em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto entre 1º de janeiro e 4 de março de 2021, 410 pessoas foram a óbito por covid-19 na Capital de Mato Grosso, neste mesmo intervalo de tempo deste ano, ocorreram 95 óbitos, reflexo da vacinação, uma vez que mesmo com o aumento de casos devido à variante Ômicron, o número de óbitos não acompanhou o mesmo ritmo.

Houve queda também na procura por testes rápidos de covid-19 na rede de Atenção Primária da Capital. Enquanto em janeiro houve um recorde de testes, com 46,8 mil exames, em fevereiro, esse número ficou em 3.936 testes realizados nas unidades básicas de saúde (UBS) e também no Centro de Testagem, localizado no pátio da Policlínica do Coxipó. Desses, 687 (17,4%) deram resultado positivo.

Apesar de os números demonstrarem melhora na situação pandêmica em Cuiabá, a gerente da Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis, Flávia Guimarães, avalia que ainda não é momento de baixar a guarda. “Não podemos ainda falar em fim da pandemia, como muitos já estão discutindo. A doença pode se tornar endêmica, ou seja, fazer parte do perfil de adoecimento da população, mas ainda é cedo para se afirmar isso. Temos que ter claro que a transmissão continua, continuamos tendo casos e precisamos continuar adotando as medidas de prevenção, sendo que a principal delas é a vacinação”, comentou, lembrando que 90% dos cuiabanos acima de 18 anos e 52% dos adolescentes já tomaram duas doses da vacina e 25% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose do imunizante.

Leia Também:  Restaurante Prato Popular ofereceu 173,7 mil refeições à população em situação de vulnerabilidade

 

FONTE/REPOST: O DOCUMENTO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá entrega mais 100 filtros de barro para idosos no CCI Aidee Pereira

Publicados

em

Por

Em uma solenidade simbólica realizada na tarde desta sexta-feira (06), a Prefeitura de Cuiabá entregou 100 filtros de barro aos idosos assistidos pelo Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte, região Norte da capital. A ação integra o Programa de Políticas de Assistência Social às Famílias em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza, promovido pelo Fundo Social Solidário do Município, criado pela Lei Municipal nº 6.416/2019. Ao todo serão entregues mil filtros.

O programa tem como objetivo minimizar os impactos sociais enfrentados pelas famílias mais vulneráveis e melhorar sua qualidade de vida. Ao todo, está prevista a distribuição de mil filtros de barro para atender comunidades que não possuem acesso a água potável.

“Desde o início da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, em 2017, o compromisso com a qualidade de vida e o atendimento de excelência à população da melhor idade tem sido uma prioridade. Muitas famílias, especialmente as mais carentes, ainda recorrem a fontes alternativas, como poços, nascentes e córregos, para obter água, o que aumenta os riscos à saúde. Essa ação demonstra o cuidado da gestão em atender às necessidades fundamentais dessas pessoas. Água potável é um direito essencial, e, com a entrega desses filtros, queremos garantir que essas famílias tenham acesso a um recurso básico e indispensável para sua saúde e bem-estar. É uma alegria contribuir com essa entrega e fazer parte de uma gestão que coloca o social no centro de suas ações, trabalhando incansavelmente para oferecer mais dignidade e qualidade de vida à população”, destacou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro representa população cuiabana em cerimônia de transmissão de cargo a novo ministro da Agricultura e Pecuária

Entre os beneficiados, Santino de Almeida, de 74 anos, viúvo e morador do bairro Planalto, expressou sua satisfação. Ele frequenta as atividades do CCI, como ginástica, e comemorou o recebimento do filtro: “É uma surpresa maravilhosa. A água filtrada é muito melhor, e o filtro de barro tem uma qualidade incrível. Estou muito feliz por receber esse presente.”

Nelly Cetubal da Rocha, de 73 anos, que também frequenta há muito tempo o CCI Aidee Pereira, compartilhou sua gratidão. Solteira, mãe, avó e bisavó, Nelly participa das atividades físicas e aguarda ansiosa pela retomada das aulas de dança. Sobre o filtro de barro, ela comentou: “É um benefício maravilhoso. Água filtrada de qualidade faz toda a diferença. Estou muito feliz por ter sido agraciada com esse presente.”

Ao todo, cada CCI da capital será contemplado com 100 filtros, totalizando 400 já destinados a idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social. O Fundo Social Solidário continuará promovendo iniciativas voltadas para o combate às desigualdades e ao fortalecimento da assistência às famílias em situação de vulnerabilidade.

Leia Também:  Comissão Técnica que acompanha elaboração do Plano de Mobilidade Urbana se reúne para discutir desenvolvimento urbano

“A ação reforça o compromisso da gestão em promover dignidade e saúde para as pessoas que mais precisam. Já entreguemos na semana passada, 150, para uma comunidade. Ao todo serão mil filtros de barro, entregues às famílias de baixa renda atendidas pelas unidades socioassistenciais da capital. Serão contempladas as famílias assistidas pelos Centros de Convivência para Idosos, Programa Siminina e nos bairros carentes da capital, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência”, concluiu a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA