MATO GROSSO
Deputado revela que Lula tem interesse em entregar o VLT em Cuiabá
MATO GROSSO
Deputado federal por Mato Grosso, Emanuelzinho (MDB) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem interesse em concluir a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá. O parlamentar disse que o projeto do modal, que pode ser realizado pelo Novo PAC da Mobilidade Urbana, já foi aprovado tecnicamente, faltando apenas a viabilidade política.
“Nós vamos ter a seleção do PAC mobilidade agora e o VLT Cuiabano já foi totalmente aprovado tecnicamente, só esperando as conversas com o presidente Lula e com o ministro Rui Costa, sobre a parte política. Mas até o momento está tudo bem encaminhado, estamos tentando derrubar as decisões porque, de acordo com a AGU, com a PGR, todas as manifestações dos órgãos das instâncias superiores manifestam que a competência para se decidir sobre o BRT é da Justiça Federal e não estadual, então a gente tá recorrendo em relação a isso”, declarou.
O governo Federal anunciou que os investimentos do Novo PAC em Mobilidade Urbana darão prioridade aos transportes de alta e média capacidade, como metrôs, trens urbanos, VLTs, BRTs e corredores de ônibus para reduzir o tempo de deslocamento nos grandes centros urbanos e melhorar a qualidade de vida da população.
O Município de Cuiabá cadastrou o projeto do VLT Cuiabano para receber recursos do Novo PAC e, segundo o deputado federal Emanuelzinho, tudo está bem encaminhado em Brasília.
O novo modal, porém, teria algumas alterações. O VLT não chegaria mais, por exemplo, ao Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande, e nem à região do CPA, como seria anteriormente. Emanuelzinho afirmou que o projeto é de interesse do presidente Lula.
“Teria uma extensão, agora, até o Distrito Industrial. Vai pegar a grande massa dos trabalhadores. O presidente Lula tem interesse, é uma obra inacabada da presidente Dilma, em virtude, não dela, mas do governo Estadual. Naquela época ela que bancou o VLT […] e é um recurso que está sendo perdido, são R$ 4 bilhões que nós teríamos e mais ou menos R$ 1 bilhão a ser descontado, porque tem todo o projeto que já foi feito, viadutos, trincheiras, desapropriações. Então o presidente Lula tem interesse político, está tecnicamente aprovada, nós vamos trabalhar agora para garantir a viabilidade política”, disse.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.