Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Desafios e metas para desenvolver o turismo nos municípios de MT são debatidos na FIT Pantanal

Publicados

MATO GROSSO

Os desafios, ações em andamento e metas dos municípios com potencial turístico foram debatidos na reunião entre os secretários municipais e diretores das pastas com a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) no segundo dia da Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal, nesta sexta-feira (05).

Cerca de 50 pessoas entre secretários, diretores e representantes das prefeituras estiveram reunidos com o secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, e apresentaram desafios em comum, mesmo sendo regiões diferentes. Um dos exemplos é Campo Verde e Cocalinho.

A coordenadora de Turismo e Eventos da Prefeitura de Campo Verde, Aline Miguel, comentou que um dos desafios é que há um potencial para o ecoturismo com cachoeiras, cidades de pedras e parques arqueológicos com pinturas rupestres, mas todos dentro de propriedades particulares.

“Então a nossa dificuldade de alguns anos é mobilizar e sensibilizar os proprietários dessas propriedades a nos darem acesso a esse turismo. Eles entendem que esse acesso pode causar incômodo”, comentou.

A mesma situação foi narrada pela secretária municipal de Turismo de Cocalinho, Keila Silva, disse os pontos turísticos da cidade também estão localizados em propriedades privadas, como a gruta do Santuário, gruta Azul e um fervedouro.

Leia Também:  Defesa Civil promove cursos de voluntários e radiocomunicação em desastres em Nova Mutum

Municípios como Sinop e Alta Floresta, que estão dentro do bioma da Amazônia, buscam projetos semelhantes como a construção de uma torre de observação de aves, acessíveis para a população e turistas. Em Alta Floresta, há uma torre dessas, mas dentro de um resort dentro da Floresta Amazônica.

Em Rosário Oeste, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo (Funcultur), Márcio José de Oliveira, pediu asfaltamento do rio Cuiabazinho até o Rio Triste, que é um dos atrativos do município, bem como o Sesc Serra Azul.

“Um dos nossos desafios também é o distrito do Bauxi, que tem cachoeiras, cavernas, mas não é explorado”.

O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Felipe Wellaton, destacou que o próximo passo é realizar uma reunião para montar plano de trabalho para elencar, das necessidades trazidas pelos gestores, o que é possível desenvolver por meio de recursos do Estado.

“Vi que muitos falaram em fazer inventários. Mas vocês querem inventários ou produtos, de fato? Quais as obras prioritárias? Quais qualificações são necessárias a ser feitas em cada município? Temos que sentar juntos e priorizar, com foco em eficiência. O Governo de Mato Grosso tem investido em infraestrutura e precisamos saber o que é possível ser feito este ano e nos próximos”, comentou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza treinamento para atendimento de ocorrências em cachoeira

A próxima reunião ampliada da Sedec com os representantes municipais do turismo deve ocorrer até o fim do primeiro semestre e uma segunda até o fim do ano.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Defesa Civil promove cursos de voluntários e radiocomunicação em desastres em Nova Mutum

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA