MATO GROSSO
Desenvolve MT expande programas de crédito no interior de Mato Grosso
MATO GROSSO
Dezoito colaboradores de prefeituras do interior do Estado e de Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) participaram do primeiro treinamento online realizado, nesta sexta-feira (04.02), pela Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT. A parceria é fruto do termo de cooperação entre prefeituras, entidades e a agência.
O treinamento faz parte da estratégia de expansão da rede de agentes de crédito e correspondentes para levar as linhas de crédito aos empresários de Mato Grosso com atendimento presencial em todo o Estado.
Em 2021, os municípios do interior atingiram um índice alto de recursos repassados aos empreendedores, cerca de R$ 8 milhões em crédito foram concedidos. Atualmente, são 38 municípios parceiros que possuem agentes de crédito habilitados e 15 entidades de classe que prestam apoio e atendimento aos empreendedores nos municípios, para facilitar o acesso ao crédito.
Os agentes de crédito e correspondentes capacitados são parceiros da Desenvolve MT e irão atuar nas respectivas entidades, na oferta de crédito e apoio aos associados e empresas que atuam nos segmentos representados da indústria, do comércio e setor de serviços.
“A parceria é uma forma de ficar mais próximo dos municípios, esperamos que os agentes tragam as demandas e que possamos atender cada vez mais os empreendedores do interior”, pontua Jaqueline Cozovenco, gerente de investimento e projetos da Desenvolve MT.
Capacitação
O treinamento ministrado pela agente de fomento Júlio Pereira teve duração de uma hora e meia, por meio de plataforma on-line. Durante a aula, os participantes conheceram as linhas de crédito, em especial o novo programa Jovem e Mulher Empreendedor, sobre todo o processo de preenchimento de cadastro e documentos, além de terem tirado dúvidas.
Tiveram contato com o sistema da plataforma on-line, espaço onde é solicitado o crédito e inseridos os documentos do empreendedor para análise. Essa plataforma é um produto que foi desenvolvido para trazer agilidade no processo de contratação do crédito, permitindo que todos os municípios mato-grossenses possam ter acesso sem precisa se deslocar.
Cada correspondente é treinando para dar suporte em todo o processo de solicitação de crédito facilitando assim o encaminhamento das propostas de crédito para a Desenvolve MT.
Para Leonardo Kozak, agente de crédito de Sorriso, os encontros são importantes para troca de informações, aproximação com os agentes, estabelecendo assim um canal de apoio com o empreendedor de cada cidade.
“O empreendedor precisa entender que o investimento tem que ser muito bem pensando para não virar o um problema, o crédito é a última etapa do negócio”, alertou.
Participaram do treinamento as prefeituras e os CDLs de Nortelândia, Pontes e Lacerda, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Verde, Guarantã do Norte, Alto Paraguai, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Alta Floresta, Juscimeira, Cáceres e Vila Rica.
FONTE/ REPOST: DESENVOLVE MT


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.