Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Documentário homenageia Aníbal Alencastro no 80° aniversário do Cine Teatro Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

O Cine Teatro Cuiabá exibe, na terça-feira (24.05), às 19h, o documentário “Paradiso de Anibal”, homenagem a Aníbal Alencastro, um dos pioneiros e mais reconhecidos projetistas de salas de cinema de rua de Mato Grosso. A entrada é franca.

O documentário de Diego Baraldi integra a programação que comemora os 80 anos do Cine Teatro Cuiabá. Além da justa homenagem a Aníbal Alencastro, o evento conta ainda com exposição de automóveis do Clube do Carro Antigo de Mato Grosso, performance musical do pianista Arthur Scharneski e exposição dedicada ao octogésimo aniversário do Cine Teatro Cuiabá.

“O projeto ‘Memórias de Aníbal Alencastro e das antigas salas de cinema de rua de Mato Grosso’ se concentra na trajetória profissional de Aníbal Alencastro, com ênfase nas memórias relacionadas à época em que trabalhou como projecionista em diferentes salas de cinema de rua de Cuiabá e de outras cidades do Estado. Além de destacar o legado de histórias e materiais sob guarda de Aníbal Alencastro, o projeto pretende mobilizar pessoas de diferentes gerações a compartilhar relatos sobre vivências associadas às salas de cinema de rua de Mato Grosso”, adianta Diego Baraldi.

Leia Também:  SES autoriza Consórcio do Vale do Teles Pires a realizar 22,5 mil procedimentos pelo programa Fila Zero na Cirurgia

Há mais de meio século, Aníbal Alencastro pesquisa a história de Mato Grosso, com destaque para aspectos da vida cultural e para a memória das salas de cinema (registrados em livros como “Anos dourados dos nossos cinemas”, de 1996, e “Cuyabá: histórias, crônicas e lendas”, de 2003).

“É interessante notar que Aníbal possui uma rica coleção/acervo de objetos ligados às telecomunicações e ao cinema, incluindo projetores de diferentes bitolas, dispositivos que as gerações atuais só conhecem por imagens ou visitas a museus”, destaca Baraldi.

O projeto, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, contemplado no edital Mestres da Cultura de Mato Grosso, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, prevê a realização de um documentário de média-metragem, uma série de episódios de podcast e o site www.memoriasdeanibalalencastro.com .

Serviço

Estreia do documentário Memorias de Aníbal, de Diego Baraldi

No Cine Teatro Cuiabá

Terça-feira, 24 de maio, às 19h

www.memoriasdeanibalalencastro.com

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Polícia Militar recupera veículo furtado e prende dois homens por receptação

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA