MATO GROSSO
“É a realização de um sonho e quero levar o turismo rural para assentamentos da minha região”, diz estudante após concluir curso
MATO GROSSO
“Meu pai sempre falava: ‘filha, você é quem constrói seu sonho, não deixe as pessoas tirarem seu sonho’. Ser mãe solo, negra, numa sociedade que escolhe as pessoas, é um desafio, então me formar é a realização de um sonho. Quero colocar em prática o projeto de levar o turismo rural para os assentamentos da região de Cáceres”, disse Kele Cristina dos Reis, de 51 anos. A estudante é uma dos 34 formandos do curso técnico de Guia de Turismo, da Escola Técnica Estadual de Cáceres Professor Adriano Silva.
A cerimônia de formatura aconteceu na noite desta sexta-feira (11.08). Além do turismo, também receberam o grau profissionais da área técnica em Administração.
Os alunos fazem parte das duas primeiras turmas formadas pela Escola Técnica de Cáceres. Durante um ano, os estudantes passaram pelo processo de formação com aulas teóricas, práticas, visitas técnicas e aulas de campo. Toda a organização da escola é mantida pela Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio da Superintendência de Educação Profissional e Superior.
Formada em Pedagogia, Kele já se interessava pela possibilidade de se especializar na área do turismo. Para a pedagoga, o fato de Cáceres ser um dos principais polos do turismo mato-grossense a impulsionou para buscar o curso. “Foi maravilhoso, as dinâmicas em sala de aula, nas aulas de campo, visitas técnicas, foram muitas descobertas. A cidade de Cáceres é um polo turístico e está precisando de profissionais nessa área”, completou.
![]()
As alunas Paloma Aires e Kele Cristina juntas antes do início da Cerimônia. Foto: Marcos Salesse/Seciteci
Continuidade dos estudos
A oferta de cursos técnicos garantiu para a estudante Paloma Aires, de 20 anos, a possibilidade de continuar buscando conhecimento logo após concluir o Ensino Médio. Formada no curso Técnico em Administração, Paloma vê a finalização do curso como a realização de um sonho.
“Minha família está muito feliz, tivemos a oportunidade de ter mais uma pessoa formada, sou a segunda da minha família a conseguir concluir um curso. Daqui estou saindo mil vezes melhor do que entrei”, disse Paloma.
O curso também possibilitou à jovem o ingresso em uma vaga de estágio, onde conseguiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Assim como Kele, a agora técnica em administração precisou superar obstáculos para concluir a formação.
“Foi um grande desafio para mim porque tinha acabado de sair do Ensino Médio. Eu trabalhava o dia todo e estudava a noite, mas apesar dos desafios fica um sentimento bom de estar concluindo. É nunca desistir do que você quer”, declarou.
Durante a cerimônia de formatura, a diretora da Escola Técnica Estadual de Cáceres, Zulema Netto Figueiredo, reforçou o compromisso do Governo do Estado em garantir a formação de novos profissionais.
“É uma alegria muito grande poder colaborar com a formação de novos profissionais. Foram dias de muito estudo e troca de conhecimento e agora eles estão prontos para nos ajudar a tornar Mato Grosso um estado ainda melhor”, disse a diretora.
Sobre as Escolas Técnicas
Além de Cáceres, outros nove municípios de Mato Grosso já possuem Escolas Técnicas Estaduais em funcionamento, dentre eles Barra do Garças, Sinop, Alta Floresta, Cuiabá, Poxoréu, Rondonópolis, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Diamantino. A escolha da oferta dos cursos acompanha as demandas de qualificação dos municípios.
Clique aqui e saiba mais sobre as Escolas Técnicas Estaduais
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).
O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.
Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.
“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.
O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.
CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO
CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)
Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)
Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)
Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)
CARD PRINCIPAL
Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)
Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)
Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)
Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)
Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)
-
MATO GROSSO2 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO2 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO2 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO1 dia atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO1 dia atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO5 horas atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo