MATO GROSSO
Educação em Várzea Grande: Investimentos em Estrutura e Tecnologia Sob a Gestão do Prefeito Kalil Baracat
MATO GROSSO
Em Várzea Grande, o ensino público municipal é pensado do berçário às séries finais do Fundamental, mas pelo caminho, estrutura, capacitação, merenda de qualidade e suporte tecnológico são diferenciais na aprendizagem.
No abecedário da educação pública municipal de Várzea Grande, o ensino-aprendizagem é planejado de forma global. Com investimentos em estrutura física, materiais didáticos, capacitação dos servidores, qualidade da merenda e, principalmente, no acesso a uma gama de recursos tecnológicos que estimulem a busca por conhecimento dos alunos e contribuam para a didática dos docentes. E é assim que Várzea Grande oferece ensino básico para mais de 35 mil estudantes.
Qualidade que pode ser comprovada por mães, como a Stephanie Oliveira, moradora do Jardim Glória 2. E os dois filhos, Isadora, 5 anos, e Isaac, 2 anos, estudantes matriculados no município.
“Sou muito grata pelo acolhimento que os meus filhos recebem no CMEI e na EMEB, são muito bem tratados e tenho total confiança. O Isaac, em especial, ele tem APLV e para mim isso era um medo de tirar ele de casa. E todos na escola abraçaram a causa dele, foi feito reunião com nutricionista e me deram segurança, com uma merenda específica para ele.”, contou Stephanie. A mãe ainda lembrou que na gestão do Kalil, houve a entrega de kits com livros e material educativo, para o incentivo da leitura e da preservação ambiental.
Tecnologia – A qualidade da educação em Várzea Grande é resultado de um investimento de R$ 250 milhões, que inclusive garantiu ao prefeito Kalil Baracat o prêmio “Prefeito Inovador” da Rede Cidade Digital (RCD). O reconhecimento foi pelas realizações, como o investimento de R$ 4,5 milhões em tecnologias educacionais, como lousas digitais e mesas interativas.
O prefeito ainda investiu na expansão do número de vagas, em cerca de 25%, com unidades novas ou ampliadas. E entregou o Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG), espaço criado para que alunos e educadores da Rede Municipal tenham acesso à capacitação em novas tecnologias, permitindo capacitação constante aos profissionais da Educação, desde merendeiras até os professores e coordenadores.
“Fomos além do básico por acreditar que uma base forte é que alicerça o ensino para o futuro”, como faz questão de reforçar o prefeito e candidato à reeleição pela Coligação Várzea Grande Melhor, Kalil Baracat (MDB).


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.