Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Em MT, embaixadora da República Tcheca destaca parceria comercial e mostra interesse em oportunidades geradas com ZPE

Publicados

MATO GROSSO

A embaixadora da República Tcheca, Pavla Havrlíková, se reuniu com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, nesta sexta-feira (22.09), durante agenda em Mato Grosso em busca de parcerias entre os países. Também esteve presente a presidente da Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares (Abrasoffa) e CEO da empresa tcheca R2b2.

Um dos pontos de interesse da embaixadora foi a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres, cujas obras estão finalizadas e atualmente espera-se que o Governo Federal autorize o alfandegamento.

César Miranda explicou que as empresas instaladas na ZPE não pagam impostos para exportação e tem incentivos fiscais para a comercialização dentro do Estado e no país. Dentre as principais atividades que serão desenvolvidas lá devem ser a mineração e a indústria de base florestal.

“A implantação da ZPE em Cáceres é estratégica e fortalecer as nossas relações comerciais com nossos vizinhos Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile. Focamos muito mais no Atlântico do que para o Pacífico”, comentou o secretário apontando os caminhos que Mato Grosso adotou para o escoamento da produção agropecuária e industrial.

Leia Também:  Curto-circuito teria iniciado incêndio em caminhão de lixo; Veja vídeos

O secretário também afirmou que o Estado está organizando o setor da mineração, incentivando a formação de cooperativas e a regularidade das atividades junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

A embaixadora comentou que a República Tcheca tem uma relação comercial muito fortalecida com o Brasil, tornando-se o maior exportador de frangos para o país europeu. Lá, a economia tem forte base a produção de peças para automóveis, segurança, defesa, indústria espacial, maquinários, indústria mobiliária urbana, pesquisas médicas e indústria farmacêutica. Ela comentou ainda que a República Tcheca tem muito a agregar em tecnologia em Mato Grosso.

“Quero voltar novamente a Mato Grosso e peço mais informações sobre a ZPE, sobre a mineração e mais informações sobre o Estado”, disse a embaixadora.

Na reunião também foi debatida a realização de um seminário junto com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) para aproximar os empresários tchecos com a economia mato-grossense.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Operação mira organização que causou prejuízo superior a R$ 6 milhões com furtos

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA