MATO GROSSO
Empresários reconhecem eficiência do Vigia Mais MT e pedem instalação de mais câmeras em Juína
MATO GROSSO
O vice-presidente da Associação Comercial e diretor financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juína, Edson Bisognin Santi, destacou o interesse dos comerciantes do município em aderirem ao programa após a prefeitura concluir a instalação de 100% das câmeras destinadas ao município pelo programa.
“O sentimento de mais segurança é visível na comunidade. Tivemos exemplos claros de sucesso na solução de tentativas de crime, viabilizados pelas imagens das câmeras instaladas. Existe uma preocupação maior das pessoas em se comportarem de maneira adequada, é uma percepção geral no município”, afirma.
Para o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado De Mato Grosso (Feconseg), Danilo Moraes, as câmeras são fundamentais para a localização de pessoas que cometem crimes nas cidades e fogem para a área rural.
“Até mesmo os produtores rurais querem se juntar ao projeto, via o Conselho Comunitário de Segurança, para que possam obter mais câmeras e atender, além da região comercial, as vias que seguem as rodovias da região rural. Temos muitas rodovias estaduais que passam em diversas propriedades rurais e sabemos que nesse mundo da criminalidade, quando acontece um crime na área central de qualquer cidade, esses bandidos fogem justamente para a área rural. Se nós conseguirmos fazer uma “cerca” na área rural, vamos estar realmente fechando o cerco”, destaca.
Ao receber o grupo, o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, afirmou que essa demanda dos municípios por mais dispositivos demonstra que o programa está atingido bons resultados.
“A busca por mais câmeras e pela ampliação do programa prova que o projeto está alcançando seus objetivos, trazendo sensação de segurança para a população e ajudando na solução de crimes. A equipe do Vigia Mais MT está à disposição dos conselhos e municípios para atender as demandas, sanar dúvidas e fornecer suporte técnico, se necessário”, garante.
A primeira adesão aconteceu por meio da Prefeitura de Juína. Inicialmente, a cidade recebeu 115 câmeras, sendo oito speed domes, que giram em 360°, oito OCRs, que permitem a leitura de placas de veículos, e 99 fixas, além de 48 switches, equipamentos que permitem a transmissão de dados entre os elementos, nobreaks, que servem para proteger os dispositivos eletrônicos e evitar a paralisação do funcionamento em picos de energia, e armários de proteção contra possíveis danos e tentativas de roubo.
Vigia Mais MT
O programa está previsto na lei n° 11.766/2022, e visa a melhoria da segurança pública no estado de Mato Grosso, otimizando as ações das forças policiais, a partir da instalação de dispositivos de tecnologias de videomonitoramento em áreas de interesse público do estado.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

A população que utiliza os serviços públicos de saúde de Cuiabá poderá contar com acesso gratuito à internet via Wi-Fi nas unidades da rede municipal. A medida foi garantida com a aprovação e sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Rodrigues, que autoriza a Prefeitura a contratar empresas especializadas para fornecer o serviço.
A nova lei tem como objetivo ampliar o conforto, melhorar a comunicação e promover a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O vereador explicou que a proposta surgiu a partir do diálogo com a população, que muitas vezes precisa acessar documentos, pedir ajuda ou simplesmente manter contato com a família enquanto aguarda atendimento médico.
“Sabemos que a internet é fundamental, principalmente para o acesso à informação. Essa lei nasce da escuta e da necessidade real de quem utiliza o SUS”, afirmou Alex Rodrigues durante a cerimônia de sanção.
O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da iniciativa e a colaboração da Câmara Municipal na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Parabéns aos vereadores por suas iniciativas. A internet nos postos de saúde é mais que conforto, é dignidade e acesso à informação”, disse.
Com a sanção, a Prefeitura de Cuiabá está autorizada a iniciar os trâmites para viabilizar o serviço. A lei será publicada na Gazeta Municipal e passa a ter validade legal em todo o município.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO3 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL22 horas atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO3 horas atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO1 hora atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá