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Equipe mato-grossense de jiu jitsu esportivo conquista 43 medalhas em campeonato mundial

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Mato Grosso conquistou 43 medalhas no Campeonato Mundial de Jiu Jitsu Esportivo, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de novembro, em São Paulo (SP). A delegação mato-grossense foi composta por mais de cem atletas, que disputaram nas categorias GI e NOGI, e se destacaram entre os mais de 6.500 competidores. Foram 08 medalhas de ouro, 15 de prata e 20 de bronze. 

A equipe contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio do Projeto Olimpus e ainda com dois ônibus para o transporte do grupo.

“O Governo de Mato Grosso tem sido um grande parceiro no fomento dessa arte marcial, tanto no Estado quanto no Brasil. O apoio via Bolsa Atleta garante as condições financeiras necessárias para outras despesas e investimentos aplicados a performance esportiva e as viagens necessárias para a participação dos nossos atletas em eventos estaduais, nacionais e internacionais”, pontua Paulo César Venâncio, presidente da Federação de Jiu Jitsu Esportivo (FJJE-MT).

Os atletas de Mato Grosso têm crescido tecnicamente a cada ano, revelando a qualidade de trabalho dos professores e treinadores. Segundo Venâncio, a equipe alcançou um excelente resultado se destacando internacionalmente entre as demais equipes presentes no mundial.

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“Esse resultado se deve à dedicação dos nossos atletas e treinadores, e também das participações em campeonatos organizados pela federação, que garantem o preparo emocional e técnico na prática de uma competição”.

Confira a relação dos medalhistas:

Felipe Leonardo da costa Lima (1° lugar), Gabriel Marques Santos Godofredo (1° lugar), Giovani Penhavel Marmos (1° lugar), Isabella Barros de Jesus (1° lugar), Lucas Santana do Nascimento (1° lugar), Milton M. Moriya (1° lugar), Roberto Carlos Takachy (1° lugar), Saulo Santana Goncalves Candido (1° lugar), Alan Carlos Lima Diad (2° lugar), Andre Luis Ressureicao Hais (2° lugar), Gabriel Henrique Rodrigues (2° lugar), Henrique Gabriel Pereira Lima (2° lugar), Joao Vitor Oenning dos Santos (2° lugar), Jose Henrique Arrais da Silva (2° lugar), Kaua Candido de Oliveira (2° lugar), Lucas Cardoso Leandro de Freitas (2° lugar), Luciano Andrade Correia (2° lugar), Luiz Fernando de Andrade Pedroso (2° lugar), Marcos Henrique Ferreira (2° lugar), Renato de Oliveira Campos (2° lugar), Sergio Ichiro da Silva Ohara (2° lugar), Stela Azumi da Cruz Moriya (2° lugar), Themilson Silva da Silva (2° lugar), Alexander Gouveia Ortiz (3° lugar), Carolayne Rissato (3° lugar), Edelson Braz da Silva Neto (3° lugar), Emanuelly Dill Pires (3° lugar), Gabriel Adrian Ortellado Florêncio (3° lugar), Giovanna Leticia da Costa Lima (3° lugar), Jessica Yasmin Xavier Mendes (3° lugar), Joao Emilio Lacerda Scarpassi (3° lugar), Joao Victor Araujo da Silva (3° lugar), Lauriany Satel de Souza (3° lugar), Lucas da Silva Souza (3º lugar), Lucas Santana do Nascimento (3° lugar), Matheus Arantes de Souza (3° lugar), Miguel Francisco Franca (3° lugar), Nilson Gabriel da Silva Machado (3° lugar), Pedro Henrique Machado Dalbem (3° lugar), Roger Miranda (3° lugar), Thais Gabriella Cristian Silva de Franca (3° lugar), Valerio Graco Dantas de Sousa (3° lugar), Vinicius Gabriel da Silva Pereira (3° lugar).

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Fonte: GOV MT

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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