MATO GROSSO
Escola de Governo abre inscrições para capacitação do Sistema de Aquisições Governamentais
MATO GROSSO
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo, está com as inscrições abertas para capacitação sobre a Utilização do Sistema de Aquisições Governamentais (SIAG). Os interessados têm até a próxima sexta-feira (11.02) para se inscreverem.
O treinamento é voltado para os servidores da área de aquisições que trabalham com os módulos do SIAG de Solicitação de Compras e Compras Públicas e será realizado no próximo dia 14 entre 13h30 e 17h30 pelo Google Meet. São ofertadas 100 vagas.
O módulo de Solicitação de Compras abordará os seguintes temas: Categoria de investimento, tipo de solicitação, origem, dotação orçamentária, modelos descritivos, elaboração de solicitação de compras, inclusão de itens, pesquisa de preço, apuração de mapa estimativo, inclusão de informações financeiras, criação de documentos (ETP, TR), inclusão de ocorrências e de anexos, atestos, fluxos de atividades e aprovação e impressão de solicitação de compras.
Já o módulo Compras tratará sobre: criação de processos de aquisições através da importação da solicitação de compra, amparo legal, criação de pesquisa de preço, mapa comparativo, processo digital, assinatura eletrônica e digital, tramitação de processos, dotação orçamentária, autorização do ordenador de despesas, elaboração de edital, planilha de licitação, agenda e publicação do edital, adendo e aviso.
Ele também versará sobre dispensa de licitação/inexigibilidade com a criação de processos de aquisições através da importação da solicitação de compra, amparo legal, visualização e impressão de documentos, processo digital, assinatura eletrônica e digital, trâmite de processo, criação de compra direta, publicação de compra direta, lançamento de preços, disputa, análise de documentos/resultado, apuração, repetição e emissão de resultado de compra.
No dia 12 de fevereiro a Escola de Governo enviará a confirmação da inscrição por e-mail e o link para acesso ao curso.
As inscrições podem ser feitas AQUI.
MATO GROSSO
Sindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (SINTAP-MT) e o Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (SINTEMA-MT) se posicionaram oficialmente contra qualquer proposta que transfira ao Instituto Mato-Grossense da Agropecuária (IMAC) ou a entidades privadas funções estratégicas do estado. As entidades alertam que atividades essenciais como defesa sanitária, certificação e rastreabilidade do rebanho devem permanecer sob gestão exclusiva do Estado.
O SINTAP-MT adverte que o Projeto de Lei nº 1145/2025, recentemente aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, pode transferir competências legais do INDEA-MT para o IMAC, enfraquecendo atividades essenciais de fiscalização, vigilância e controle sanitário. A entidade também destaca que a proposta pode invadir atribuições do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), especialmente no que se refere à rastreabilidade animal, atualmente realizada pelo Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (SISBOV).
Segundo o SINTAP-MT, a rastreabilidade e a certificação sanitária exigem fé pública e neutralidade técnica, condições que só podem ser asseguradas por órgãos oficiais. Delegar essas funções a entidades privadas gera insegurança jurídica, conflitos de interesse e pode comprometer a credibilidade internacional da carne mato-grossense, especialmente diante das exigências do Regulamento Antidesmatamento da União Europeia (EUDR).
A presidente do SINTAP, Diany Dias, reforça seu apoio a medidas que fortaleçam a autonomia do INDEA-MT e da SEMA-MT, integrem sistemas públicos de controle e evitem a criação de estruturas paralelas sem reconhecimento oficial. Ela afirma que a entidade luta para que a modernização da pecuária mato-grossense ocorra com base no fortalecimento das instituições públicas e na valorização dos servidores responsáveis pela defesa agropecuária e pelo monitoramento ambiental.
Diante dos riscos trazidos pela aprovação do projeto, o SINTAP-MT enviará ofício ao Governo do Estado solicitando medidas urgentes para impedir que competências estratégicas do Estado sejam transferidas a entidades privadas, preservando a integridade do sistema agroambiental de Mato Grosso.
Contato para imprensa:
SINTAP-MT – Assessoria de Comunicação
E-mail: marcia.martins30@gmail.com
Telefone/WhatsApp: (65) 99243-2021
-
MATO GROSSO15 horas atrásSetor produtivo demonstra preocupação com Simcar Assentamento e Compensação durante apresentação da Sema
-
MATO GROSSO14 horas atrásSindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
-
ARTIGOS15 horas atrásSem fiscalização não há segurança: Sintap-MT reforça a importância do controle em Mato Grosso