Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Escola estadual associa jogo de xadrez ao ensino da língua portuguesa e matemática

Publicados

MATO GROSSO

O Programa de Massificação do Xadrez no Estado de Mato Grosso – Xeque-Mate – se tornou uma importante ferramenta de ensino para cerca de 300 estudantes da Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa, que aprendem português e matemática enquanto jogam. O projeto é realizado em parceria entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com o apoio da Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX).
 
“As aulas de xadrez acontecem no contraturno e, com isso, também otimizam o aprendizado em língua portuguesa e matemática, principalmente”, explica o professor de língua portuguesa José Luiz.
 
Ele destaca que o esporte usado como recurso pedagógico ajuda os estudantes a desenvolverem o raciocínio lógico. “Tomando decisões a partir de ações recebidas e executadas, a prática contribui para o desenvolvimento da vida social em sala de aula”, completou.
 
O projeto foi iniciado em 2022. Mas, neste ano, a FMTX possibilitou ampliar o número de participantes com o envio de novos tabuleiros, relógios de xadrez e cadernos para anotações.
 
Conforme o coordenador pedagógico Eraldo Pereira, o entusiasmo dos estudantes é perceptível. “Cerca de 90% deles não sabiam jogar xadrez, mas com a massificação das regras e do desafio em dar um xeque-mate, o aprendizado foi rápido”, disse. 
 
A expectativa é que em seis meses a escola já tenha alguns mestres em xadrez. O foco maior, no entanto, é a aprendizagem tanto em língua portuguesa quanto em matemática.
 
A experiência tem demonstrado que o xadrez, associado às disciplinas de rotina, ajuda no desenvolvimento do estudante. Os melhores resultados nos exercícios diários e avaliações bimestrais são apresentados por quem leva o xadrez e a educação a sério.
 
O Projeto de Massificação do Xadrez faz parte do Programa Estadual de Ampliação do Acesso ao Esporte, desenvolvido pela Secel-MT.
 
O jogo de xadrez é disputada por dois jogadores que se revezam nos movimentos das peças sobre o tabuleiro. É um jogo cujo objetivo é capturar o rei do oponente. Vence quem capturá-lo primeiro, jogada conhecida como xeque-mate.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno é liberado e permanece em meia pista até 9h de segunda-feira
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Caminhão carregado de madeira tomba e pega fogo em rodovia no Nortão

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA