MATO GROSSO
Estudantes de MT começam a embarcar para Londres nesta sexta-feira (25)
MATO GROSSO
O segundo grupo de estudantes embarca no sábado (26). O programa de intercâmbio MT no Mundo faz parte da política de valorização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), prevista no programa Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco mais bem avaliadas do país até 2032.
Os estudantes foram selecionados de 88 escolas de 53 municípios, entre elas 16 integrais, 14 militares, 7 do campo, 1 confessional e 1 quilombola, conforme os critérios previstos no edital.
Acompanhado de monitores e uma psicóloga, o grupo ficará 21 dias na Inglaterra, onde não só aprimorarão sua proficiência por meio do curso de inglês geral durante 30 horas por semana, mas também vivenciarão um rico crescimento cultural e pessoal. Divididos em sete grupos, eles terão como destino as cidades de Brighton, Bournemouth, Liverpool, Worthing, Eastbourne e Cambridge.
O programa cobre todos os custos de passagem, seguro saúde, curso de inglês, 3 refeições diárias, acomodação em casa de família, vale transporte, 1 saída cultural por semana, city tour, traslado, £200 por semana e chip de celular.
“O grupo vai aprimorar o conhecimento e adquirir experiências que certamente serão valiosas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. É uma ação inédita, que entra para a história da educação pública de Mato Grosso. Estamos empenhados em oferecer uma experiência enriquecedora para esses estudantes, e a preocupação com a segurança e o bem-estar deles é uma prioridade”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
“Que essa experiência seja marcante e inspiradora para cada um deles, e que possam retornar ao seu estado de origem com histórias para contar e um olhar renovado sobre o mundo”, acrescentou.![]()
Bagagem personalizada
Além das expectativas e ansiedade para vivenciar uma nova cultura e aprimorar o conhecimento em Língua Inglesa, os estudantes levarão consigo uma bagagem extra fornecida pela Seduc.
Cada estudante receberá uma mochila personalizada contendo diversos itens essenciais para a viagem, entre eles: uma garrafa térmica, uma camiseta, uma capa de chuva, uma almofada de pescoço e duas tags de mala. Os itens foram cuidadosamente selecionados para garantir o conforto e a segurança dos estudantes durante a viagem e a estadia no país inglês.
Além disso, cada participante do intercâmbio receberá um crachá personalizado com informações pessoais como nome, escola de origem, cidade, monitor e contato em caso de perda do crachá. Os crachás servirão como identificação dos estudantes durante toda a viagem, facilitando a comunicação e garantindo a segurança do grupo.
Nas tags de mala serão inseridas informações adicionais, como o nome dos pais e contatos telefônicos de emergência. Essas medidas visam garantir que, em caso de necessidade, os estudantes possam ser prontamente identificados e contatados, proporcionando tranquilidade tanto para os jovens quanto para suas famílias.
Já na mochila, cada estudante vai levar quatro exemplares dos livros Arte em Defesa dos Animais do Pantanal, Amazônia e Cerrado, Vamos Colorir: Animais do Pantanal, Amazônia e Cerrado, além de duas caixas de giz de cera. O material tem foco na preservação, e a sua distribuição será direcionada aos professores ingleses no sentido de divulgar ações de educação ambiental da Seduc.
Os estudantes também apresentarão, durante o intercâmbio, um projeto intitulado “Come and meet the Brazilian Pantanal: A Tropical Theme”,.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.