MATO GROSSO
Expedição do SER Família Mulher – MT Por Elas é realizada em Nova Mutum
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) inicia nesta terça-feira (25.06) a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, no município de Nova Mutum (a 240 km de Cuiabá). A ação, organizada pela Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, seguirá até quinta-feira (27.06), com o objetivo de fortalecer as políticas públicas e combater a violência contra as mulheres nos municípios do Estado.
Nova Mutum é o segundo município a receber a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, que passará por outras 13 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), com um município-sede em cada região.
Ao todo, a Expedição percorrerá 15 regiões, oferecendo capacitações às equipes da rede socioassistencial do município-sede, além da participação das equipes socioassistenciais dos municípios abrangidos pela RISP.
A Expedição conta com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM MT), Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Justiça de MT (TJMT), Ministério Público de MT (MPMT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades.
Sugestão de Pauta:
– Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas
– Data: 25 a 27 de junho
– Horário: 08h às 17h
– Local: Instituto anexo à Igreja Casa da Benção e Secretaria Municipal de Assistência Social, Nova Mutum
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.