MATO GROSSO
Família de quatro maranhenses mortos pelo CV foram ‘enxotados’ de MT
MATO GROSSO
Os familiares dos quatro maranhenses provavelmente mortos pelo Comando Vermelho, após serem raptados por criminosos, no dia 02 de maio, no bairro Jardim Renascer, em Cuiabá, foram ‘enxotados’ do estado, para também não serem executados pela facção criminosa. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) crê que as vítimas foram vítimas de um ‘salve’ por serem de um grupo rival e estar praticando roubos na região em que estavam morando.
Clemilton Barros Paixão, 20 anos; Tiago Araujo, 32 anos; Paulo Weverton Abreu da Costa, 23 anos e Geraldo Rodrigues da Silva, 20 anos, que são da mesma família (sendo dois deles irmãos), foram levados de dentro de casa por criminosos que estavam em três veículos e, desde então, não foram mais vistos.
A família das vítimas é de outro estado e, após o sumiço delas, foi obrigada a deixar Mato Grosso. Havia ameaças contra eles, dizendo que, se permanecessem, também seriam executados.
A motivação, segundo o delegado Caio Fernando Albuquerque, responsável pelo núcleo de investigação de homicídios cometidos a mando de facções da DHPP, é a mesma de sempre nestes casos.
“Pessoas que, eram integradas a facção rival ou estavam dizendo que era, falando demais. Uma das vítimas estaria praticando pequenos roubos no bairro também, o que pode ter incomodado a facção, que decidiu eliminar os quatro maranhenses”, explicou ao Olhar Direto o delegado.
Uma das vítimas morava em Chapadão do Céu (GO), outras duas no Maranhão e um já estava em Cuiabá há algum tempo. A primeira teria sido responsável por matar um homem, em uma discussão de bar. Porém, já teria cumprido a pena e não devia mais nada para a Justiça.
O delegado Caio Albuquerque disse ao Olhar Direto que não resta dúvida de que os quatro foram executados. “Não tem nada de sequestro, nem desaparecimento. Isso só foi o caminho percorrido pelos criminosos para matar. Dizer que elas estão desaparecidas, é conversa. Estas pessoas estão mortas. A própria família já acredita nisto. Para nós, que estamos trabalhando, que estamos com a investigação bem avançada, isto é fato. Estamos agora somente reunindo elementos de provas, autorias, o que virá nos próximos dias”.
Segundo o depoimento de uma das irmãs, os rapazes vieram para Cuiabá em busca de um trabalho melhor.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.