MATO GROSSO
Fazendeiro nega morte de onça pintada e sua defesa alega que vídeo foi editado
MATO GROSSO
defesa do fazendeiro Benedito Nedio Nunes Rondon, que aparece em um vídeo ao lado do corpo de uma onça, que teria sido morta com um tiro na cabeça, negou que ele tenha matado o animal. Por meio de nota, o advogado do suspeito afirmou que ele não possui arma de caça e que as imagens que estão sendo compartilhadas foram alteradas. O caso teria ocorrido há mais de um ano.
Na nota a defesa do fazendeiro, patrocinada pelo advogado Anderson Nunes de Figueiredo, afirma que os vídeos que circulam na internet foram editados, sendo que uma das alterações teria sido quanto ao tamanho do buraco na cabeça do animal, que seria incompatível com o calibre da pistola que aparece no vídeo. “Ainda que a arma fosse verdadeira, não faria o tamanho da perfuração”, diz trecho do documento.
O advogado explicou que a filmagem não ocorreu neste ano, “conforme pode ser observado pelo adesivo localizado no vidro traseiro da camionete – hoje esse adesivo não existe no veículo, e tal afirmativa pode ser confirmado pelas fotografias que a polícia judiciária possivelmente tirou da camionete”.
Também esclareceu que Benedito Nedio Nunes Rondon não é caçador, não tem arma de fogo em seu poder (a que aparece no vídeo seria uma airsoft) e nunca teve em sua residência objetos decorrentes de caça, sendo que durante as buscas da polícia nas propriedades do fazendeiro nada foi encontrado. O advogado ainda defendeu que este não é um caso que necessita prisão.
“Decretar uma prisão preventiva frente as supostas acusações, fere de morte o princípio da proporcionalidade da pena, ou seja, ainda que condenado pelos crimes que lhe estão sendo imputados o regime inicial para cumprimento de pena jamais será o fechado, que é incompatível com o decreto de prisão preventiva nesse momento”.
Leia o comunicado do próprio fazendeiro:
A minha família e meus amigos
Estou envergonhado. Estou com muita vergonha de todos vocês. Decepcionado comigo próprio! De uma simples fanfarrice e “bravura” para um amigo, aconteceu o que jamais poderia ter acontecido: uma brincadeira de mau gosto, na hora errada e no lugar errado. Não fui eu quem matou a onça, e também, não perdi 15 bezerros! Isso foi há mais de um ano. Cheguei na fazenda e vi a onça esticada no chão, ensanguentada e morta. Daí começou todo o infortúnio e em um minuto de bobeira, tomado pela adrenalina, desci da camionete junto com o diarista e fiz o que está no vídeo. Lastimável e arrependido, mas repito, já estava morta! Passando a tolice coloquei o animal na camionete e deixei na baía. Não pratico e não tenho nenhum tipo de crime ambiental. Sou vizinho há mais de 40 anos da Pousada Piuval, que hoje é um dos maiores Santuários de onça pintada, distante, aproximadamente de 1.000 metros da cerca de divisão, sabendo conviver pacificamente com esses animais. Repito, fui infeliz e já estou pagando muito caro, pois sou procurado como vivo ou morto o que é injusto e abusivo.
FONTE/ REPOST: VINICIUS MENDES – OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.