Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governador: “A meta do mutirão de cirurgias é acabar com a fila da vergonha”

Publicados

MATO GROSSO

O governador Mauro Mendes afirmou que o principal objetivo do mutirão de cirurgias que estão sendo realizadas pelo Gabinete de Intervenção da Saúde de Cuiabá é “acabar com a fila da vergonha”, com milhares de pessoas esperando há anos para realizar procedimentos.

Mauro participou da abertura do mutirão no Hospital Municipal São Benedito, na manhã desta quarta-feira (07.06).

A unidade, inaugurada pelo gestor na época em que era prefeito de Cuiabá, estava funcionando abaixo da capacidade e agora passará a fazer procedimentos que antes não eram realizados nas unidades municipais, como os cardiológicos de cateterismo e angioplastia com hemodinâmica e biópsia.

“Teremos centenas de cirurgias por mês aqui no hospital, e com isso acreditamos que nos próximos meses conseguiremos zerar essa fila dentro do Programa Fila Zero. É inadmissível você ter pessoas, como nós temos, esperando há três, quatro, cinco anos para uma cirurgia simples. Vamos acabar com a fila da vergonha nos próximos meses e anos com todas essas ações”, relatou.

Ele lembrou que o Gabinete de Intervenção também realiza mutirões de cirurgias e procedimentos no antigo Pronto-Socorro da Capital. E, além disso, o Governo de Mato Grosso tem contratado milhares de cirurgias, consultas, exames e procedimentos em todas as regiões, em parceria com os municípios.

Leia Também:  VÍDEO: O motociclista que resistiu à apreensão de sua moto, foi conduzido pela Polícia Militar à delegacia. A população reagiu à apreensão e se colocou ao lado do motociclista

“Já disponibilizamos R$ 200 milhões só para o programa Fila Zero. Estamos contratualizando com diversos hospitais aqui, não só da Prefeitura de Cuiabá, da Secretaria Municipal de Saúde através da intervenção, como também hospitais privados, hospitais do interior, hospitais municipais. Isso tem ajudado a desafogar a fila e fazer a saúde funcionar, que é o que o cidadão espera de nós”, completou.

O mutirão foi comemorado pela cuiabana Eloize Madalena, que foi a primeira da fila do mutirão a realizar a cirurgia de cateterismo com hemodinâmica. Ela receberá alta ainda nesta terça.

“Foi um sucesso. Foi maravilhosa, bem tranquila. A gente chega nervosa, mas deu tudo certo. O senhor [governador] e sua equipe estão de parabéns, fazendo um excelente trabalho. Aquele hospital perto do Fórum [Hospital Central] também estava jogado às traças desde que me conheço por gente. E agora estou vendo ficar pronto”, contou.

Também participaram da abertura do mutirão: a senadora Margareth Buzetti; os deputados federais Abílio Brunini e Fábio Garcia; o deputado estadual Paulo Araújo; os secretários de Estado Laice Souza (Comunicação), Juliano Melo (Saúde) e Grasielle Bugalho (Assistência Social e Cidadania); e os vereadores Dilemário Alencar, Michelly Alencar, Sargento Joelson e Demilson Nogueira; a interventora Daniele Carmona e o co-interventor Hugo Lima.

Leia Também:  VÍDEO: Chico 2000 conversa com artesão Gernani Monteiro

O mutirão

A meta do mutirão no Hospital São Benedito é realizar 1.380 procedimentos por mês, sendo 680 cirurgias e 700 atendimentos ambulatoriais. Destes procedimentos, 160 são de cardiologia com hemodinâmica, 100 cateterismos e 60 angioplastias.

As demais são: 50 cirurgias de urologia; 40 de otorrino; 50 cirurgias geral; 300 biópsias de lesões de pele; 60 de tireoide e 120 biópsias de próstata

Também serão realizadas 600 consultas pré-operatórias, sendo 40 de urologia; 80 de cirurgia geral; 80 de otorrino; 120 para biópsia de pele; 160 para biópsia de próstata e 120 para biópsia de tireoide

Essa é a primeira vez que são feitas biópsias numa unidade da rede municipal, apesar de já existir determinação judicial para a realização do serviço, que vinha sendo descumprida.

O equipamento de hemodinâmica, comprado em 2016 e reativado no mutirão, estava parado desde 2020.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Gilberto Figueiredo prestigia Festival de Pesca em Carlinda e faz "adesivaço" na Capital

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA