MATO GROSSO
Governador discute novas oportunidades de negócios entre Mato Grosso e a Índia
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes recebeu o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, e discutiu a expansão das relações comerciais entre Mato Grosso e o país indiano.
A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (20.04). Também participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, a comitiva do embaixador e servidores do Núcleo de Relações Internacionais do Governo.
Durante o encontro, Mauro Mendes falou das potencialidades de Mato Grosso, especialmente no agronegócio, uma vez que o Estado é o maior produtor brasileiro de soja, milho, algodão, etanol de milho e carne.
“Conversamos sobre diversas oportunidades de comércio do mercado mato-grossense com o mercado indiano. A Índia é o segundo país do mundo em termos de população, só perde para a China. Tem mais de 1,4 bilhão de pessoas. É um grande mercado consumidor que pode comprar muitos produtos que são produzidos na área de alimentos do nosso estado”, afirmou.
O governador articulou com o embaixador uma futura visita de representantes do Governo de Mato Grosso e de empresários mato-grossenses à Índia, bem como de empresários indianos a Mato Grosso.
“Esse intercâmbio vai fortalecer nossos laços comerciais. Isso gera mais dividendos, receitas, empregos e oportunidades aqui para Mato Grosso”, declarou.
De acordo com o embaixador Suresh Reddy, a Índia e Mato Grosso têm enorme potencial de expandir negócios e realizar investimentos, pois ambos são “grandes potências econômicas e agrícolas”.
“A Índia hoje é a quinta maior economia do mundo, mas ainda temos muitas oportunidades de negócios. Discutimos a possibilidade de cooperação na área de governança digital, na área de automóveis, na agricultura e em várias áreas. A Índia está se transformando em uma potência de transformação digital, mas também há muitas outras áreas nas quais podemos aprender com Mato Grosso”, destacou o embaixador.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.