MATO GROSSO
Governador discute novas oportunidades de negócios entre Mato Grosso e a Índia
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes recebeu o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, e discutiu a expansão das relações comerciais entre Mato Grosso e o país indiano.
A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (20.04). Também participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, a comitiva do embaixador e servidores do Núcleo de Relações Internacionais do Governo.
Durante o encontro, Mauro Mendes falou das potencialidades de Mato Grosso, especialmente no agronegócio, uma vez que o Estado é o maior produtor brasileiro de soja, milho, algodão, etanol de milho e carne.
“Conversamos sobre diversas oportunidades de comércio do mercado mato-grossense com o mercado indiano. A Índia é o segundo país do mundo em termos de população, só perde para a China. Tem mais de 1,4 bilhão de pessoas. É um grande mercado consumidor que pode comprar muitos produtos que são produzidos na área de alimentos do nosso estado”, afirmou.
O governador articulou com o embaixador uma futura visita de representantes do Governo de Mato Grosso e de empresários mato-grossenses à Índia, bem como de empresários indianos a Mato Grosso.
“Esse intercâmbio vai fortalecer nossos laços comerciais. Isso gera mais dividendos, receitas, empregos e oportunidades aqui para Mato Grosso”, declarou.
De acordo com o embaixador Suresh Reddy, a Índia e Mato Grosso têm enorme potencial de expandir negócios e realizar investimentos, pois ambos são “grandes potências econômicas e agrícolas”.
“A Índia hoje é a quinta maior economia do mundo, mas ainda temos muitas oportunidades de negócios. Discutimos a possibilidade de cooperação na área de governança digital, na área de automóveis, na agricultura e em várias áreas. A Índia está se transformando em uma potência de transformação digital, mas também há muitas outras áreas nas quais podemos aprender com Mato Grosso”, destacou o embaixador.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.